Jovem cria fórmula para enigma matemático do século XVII
Jovem cria fórmula para enigma matemático do século XVII
Mohammed Altoumaimi, um iraquiano de 16 anos que mora na Suécia há seis, desenvolveu uma fórmula própria para resolver o enigma dos números de Bernoulli, um problema matemático do século XVII. Embora o problema já tenha sido resolvido anteriormente, a originalidade do trabalho de Altoumaimi e sua pouca idade assustaram as instituições suecas, e, por isso, a Universidade de Uppsala lhe ofereceu a possibilidade de fazer cursos no próximo ano, informou nesta quinta-feira o jornal Falu Kuriren.
Altoumaimi, que mora em Falun, localidade de 40 mil habitantes no centro da Suécia, levou quatro meses para buscar uma fórmula que simplificasse o cálculo dos números de Bernoulli, uma sucessão de números racionais com conexões na teoria de números e denominados assim pelo matemático suíço Jakob Bernoulli (1654-1705).
"Quando apresentei a meus professores, ninguém achou que tivesse certo", disse ao jornal o jovem, que decidiu ligar para especialistas no tema da Universidade de Uppsala, que comprovaram que as formulações estavam corretas.
"Foi capaz de encontrar uma conexão por conta própria, mas o que conseguiu já se sabia e não descobriu nada que não se soubesse antes", afirmou Lars-Ake Lindahl, professor de Matemática da universidade.
Lindahl ressaltou, no entanto, que seu trabalho demonstra um "talento" incomum para a matemática e se mostrou convencido de que o jovem conseguiu a solução por si mesmo.