PUBLICIDADE

Nave espacial Progress é acoplada à ISS com ajuda de astronauta

O sistema autônomo da nave Progress 86 apresentou uma anomalia enquanto ela seguia à ISS, e o cosmonauta Oleg Kononenko a acoplou manualmente à estação

4 dez 2023 - 17h31
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A nave cargueira Progress 86, da Rússia, sofreu uma falha no sábado (3) em seu sistema de manobras autônomo enquanto ia à Estação Espacial Internacional (ISS). Como resultado, os cosmonautas no laboratório orbital assumiram o controle manual dela para ajudá-la a chegar ao laboratório orbital.

Foto: NASA TV / Canaltech

O lançamento da Progress 86 aconteceu às 6h25 de sexta-feira (1º) no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Antes de chegar à ISS, ela completou mais de 30 órbitas ao redor da Terra. O veículo não tinha tripulantes a bordo, e levava em seu interior mais de duas toneladas de suprimentos.

Os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub monitoraram a aproximação da espaçonave e até praticaram o controle remoto dela. Normalmente, as espaçonaves Progress se aproximam e se acoplam à estação de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção dos astronautas.

Mas, desta vez, foi necessário dar uma pequena ajuda à espaçoanve. "Durante o voo, o veículo Progress começou a se desviar da atitude esperada e não estava alinhado com o alvo de acoplagem", explicou Anna Schneider, representante da NASA, durante uma transmissão.

Representação da ISS com espaçonaves acopladas;entre elas, estão as Progress 85 e 86 (Imagem: Reprodução/NASA)
Representação da ISS com espaçonaves acopladas;entre elas, estão as Progress 85 e 86 (Imagem: Reprodução/NASA)
Foto: Canaltech

O desvio parece ter acontecido como resultado a uma falha no sistema autônomo de manobras. Com o ocorrido, Kononenko usou remotamente os recursos de controles manuais da Progress 86 por meio do sistema TORU. Tudo correu bem, e a nave foi acoplada à ISS às 7h18, no horário de Brasília.

Agora que chegou ao laboratório orbital, a Progress 86 entregou alimentos, equipamentos, suprimentos e objetos necessários para experimentos científicos. Os itens vão ser usados pelos astronautas ao longo dos meses que estiverem na estação.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade