PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Japão tenta acordar lander SLIM na Lua outra vez

A agência espacial japonesa JAXA está tentando despertar o lander SLIM na Lua após a 2ª noite lunar. Entretanto, ele não foi criado para resistir ao frio por lá

26 mar 2024 - 12h48
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

módulo de pouso SLIM, do Japão, pode voltar às suas atividades na Lua. Nesta terça-feira (26), a agência espacial JAXA anunciou que vai tentar acordar sua sonda espacial após o fim da segunda noite lunar por lá. 

Foto: JAXA / Canaltech

Em uma publicação no X, o antigo Twitter, a JAXA explicou que os membros da missão esperam que "haja luz solar suficiente nas células solares para ativar o SLIM por volta da noite".

"A equipe de projeto vai começar as operações hoje para reiniciar o SLIM após a segunda noite lunar", acrescentaram. Entretanto, eles observaram também que não dá para saber ao certo se o lander vai responder aos comandos. 

A incerteza se deve à exposição do SLIM a temperaturas extremamente baixas durante a noite lunar, sendo que seus componentes não foram feitos para o frio do período. Nas regiões em sombras permanentes, por exemplo, as temperaturas caem para -240 ºC durante a noite.

Foto da Lua tirada pelo SLIM (Imagem: Reprodução/JAXA)
Foto da Lua tirada pelo SLIM (Imagem: Reprodução/JAXA)
Foto: Canaltech

Enquanto a JAXA tenta retomar as atividades do SLIM, outra empresa fez algo parecido com sua sonda, mas não teve sucesso. Estamos falando do lander Odysseus, da norte-americana Intuitive Machines, que se tornou a primeira sonda privada a pousar em nosso satélite natural. 

O lander pousou em um ângulo diferente do projetado pelos membros da missão, e o esperado era que seus painéis solares recebessem luz suficiente para que o sistema fosse ativado outra vez, mas isso não aconteceu. Na segunda (25), a Intuitive Machines declarou o fim da missão

A sonda SLIM

O SLIM (sigla de Smart Lander for Investigating Moon) pousou na Lua em janeiro. O pouso foi feito com altíssima precisão, e representou uma grande vitória para o programa espacial do Japão. Mas nem tudo foi como o esperado: a espaçonave ficou em uma posição desfavorável para seus painéis solares.

A boa notícia é que, conforme o ângulo do Sol mudou, eles receberam luz e o SLIM voltou à ativa por alguns dias. Durante o período, o lander usou seus instrumentos para coletar dados de uma cratera próxima. No início de fevereiro, o SLIM adormeceu outra vez para enfrentar a noite lunar, despertou após duas semanas e voltou a hibernar no início de março. 

Fonte: SpaceDaily

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade