PUBLICIDADE

Item de astronautas da NASA escapa durante atividade extraveicular

As astronautas Jasmin Moghbeli e Loral O'Hara fizeram um spacewalk. Durante a atividade, uma bolsa de ferramentas escapou, e agora está orbitando a Terra

7 nov 2023 - 14h55
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Um objeto inusitado se juntou aos milhares de pedaços de lixo espacial na órbita da Terra. Enquanto as astronautas da NASA Jasmin Moghbeli e Loral O'Hara faziam uma caminhada espacial no lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS), uma bolsa com ferramentas escapou e flutuou para longe. Agora, a bolsa está viajando ao redor do nosso planeta.

Foto: NASA TV / Canaltech

A caminhada espacial aconteceu no início do mês e durou mais de seis horas. Durante a atividade extraveicular, as astronautas substituíram estruturas no lado externo da ISS, e iriam também trabalhar em um módulo de comunicação que tinha que ser removido e armazenado. Como o tempo para a tarefa acabou, o procedimento foi adiado para outro spacewalk.

Enquanto analisavam o módulo, uma das bolsas de ferramentas usadas pela dupla escapou, e apareceu flutuando para longe em imagens das câmeras externas da estação. Agora, o item está orbitando a Terra um pouco à frente do complexo orbital.

A bolsa de ferramentas é bastante brilhante, e sua magnitude está um pouco abaixo do limite mínimo para a observação de objetos a olho nu. Em outras palavras, é possível encontrá-la no céu com a ajuda de binóculos.

O esperado é que o objeto permaneça alguns meses se movendo ao redor da Terra, até começar a descer em sua órbita. Quando perder altitude suficiente, a bolsa vai atravessar os gases atmosféricos, sendo queimada durante o processo.

Os membros do Controle da Missão analisaram a trajetória da mala de ferramentas e concluíram que, felizmente, "o risco de recontactar a estação é baixo". Portanto, é pouco provável que o objeto se choque com a ISS.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade