PUBLICIDADE

Eclipse lunar parcial: veja as melhores fotos do fenômeno

No fim de semana, a Lua mergulhou em parte da sombra da Terra, causando um eclipse lunar do tipo parcial. Confira as melhores fotos do fenômeno

30 out 2023 - 12h43
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Um eclipse lunar parcial aconteceu no sábado (28), sendo visível para observadores em várias regiões. Este foi o último dos quatro eclipses deste ano, e quem o acompanhou pôde ver parte da Lua desaparecendo em meio à sombra da Terra.

Foto: Johannes Plenio/Pexels / Canaltech

Desta vez, os melhores lugares para a observação do fenômeno estavam na África, Europa, Ásia e partes da Austrália. Já no Brasil, o eclipse lunar foi visível em algumas regiões do Nordeste, quando a Lua surgiu no horizonte.

Por lá, foi possível conferir o eclipse lunar penumbral, que acontece quando a Lua passa pela parte menos escura da sombra projetada pela Terra. Como nosso satélite natural fica levemente escurecido, eclipses deste tipo podem passar despercebidos.

O fenômeno começou às 15h01 no horário de Brasília, e durou cerca de 4,5 horas. Dizemos que este eclipse foi parcial porque somente um pedaço da Lua ficou coberto pela umbra, o nome dado à parte mais escura da sombra da Terra.

Animação que mostra onde o eclipse lunar parcial foi visível (Imagem: Reprodução/timeanddate.com)
Animação que mostra onde o eclipse lunar parcial foi visível (Imagem: Reprodução/timeanddate.com)
Foto: Canaltech

O eclipse lunar parcial foi o último de 2023, e o próximo vai acontecer em março de 2024, sendo visível para observadores na América do Norte. Durante o fenômeno, a Lua vai mergulhar na penumbra.

Já em abril de 2024, vai acontecer um eclipse solar total, no qual nosso satélite natural vai esconder totalmente o disco solar. O evento é aguardado com grande expectativa, e vai ser visível do México, Estados Unidos e Canadá.

Fotos do eclipse lunar parcial

Caso você tenha perdido o eclipse lunar parcial, não se preocupe, pois o Canaltech selecionou as melhores imagens do evento.

Confira:

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade