Destaques da NASA: cometa, equinócio e+ nas fotos astronômicas da semana

Todo sábado, o Canaltech reúne as fotos astronômicas que a NASA escolheu destacar ao longo da semana. Aqui, você vê belas imagens do cometa, equinócio e mais!

23 mar 2024 - 11h00
(atualizado em 24/3/2024 às 20h54)

Como seria ver os domos de um telescópio em meio ao céu estrelado no Chile? E será que o cometa 12P/Pons-Brooks trouxe mais alguma surpresa para os observadores nas últimas semanas? Para descobrir, é só conferir as mais recentes fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day.

Foto: J. E.Vallestad/A. Dyer/Mike Selby / Canaltech

Por aqui, você vai encontrar fotos destes objetos astronômicos e muito mais, como galáxias distorcidas e um pôr do Sol fotografado em um dia especial. Saiba mais sobre os astros retratados nas imagens e não se esqueça de conferir a galeria no fim desta matéria!

1. Telescópio e a Via Láctea

O compilado de fotos desta semana começa com os domos do Extremely Large Telescope (ELT), um dos telescópios do Observatório Europeu do Sul. O ELT está em construção no deserto do Atacama, no Chile, e quando estiver pronto, promete se tornar um dos maiores instrumentos de observação do céu.

2. Galáxia NGC 7714

Outra foto traz a galáxia NGC 7714, que teve o azar de colidir com sua vizinha NGC 7715 há 150 milhões de anos. O encontro esticou e distorceu a estrutura da NGC 7714, e seus efeitos foram além: os astrônomos descobriram que o centro da galáxia parece estar formando estrelas a todo vapor após o ocorrido.

3. Cometa 12P/Pons-Brooks

O cometa 12P/Pons-Brooks promete acompanhar o eclipse solar total de abril, fenômeno que vai ser visível em partes do México, Estados Unidos e Canadá. Uma nova foto do 12P mostra que ele nos surpreendeu outra vez: além de sua bela cauda azulada, agora o cometa mostra uma estrutura em formato espiral em seu núcleo.

📷 Leia mais: cometa 12P/Pons-Brooks é a foto astronômica de segunda-feira (18)

4. Equinócio e o pôr do Sol

Outra imagem traz um pôr do Sol deslumbrante, fotografado em Alberta, no Canadá. O que torna a foto ainda mais especial é que ela foi tirada durante um equinócio, evento astronômico em que o Sol nasce no leste e se põe no oeste. Por isso, nosso astro parece quase alinhado com a estrada na foto, que seguia de leste para oeste.

📷 Leia mais: equinócio é a foto astronômica de terça-feira (19)

5. Galáxias em cadeia

As galáxias da Cadeia de Markarian, formada por sete objetos, também apareceram por aqui. Ali, as galáxias NGC 4438 e NGC 4435 se destacam como "Os Olhos" devido à sua posição no grupo galáctico. Elas ficam a aproximadamente 50 milhões de anos-luz da Terra e interagiram uma com a outra, o que fez com que NGC 4435 perdesse matéria.

📷 Leia mais: galáxias da Cadeia de Markarian são a foto astronômica de quarta-feira (20)

6. Trio do Leão

Estamos chegando ao fim deste compilado com uma foto do Trio de Leão, formado pelas galáxias NGC 3628, M66 e M65 na constelação de Leo, o Leão. Estas galáxias espirais ficam a cerca de 35 milhões de anos-luz de distância, e suas estruturas inclinadas oferecem visões interessantes — mas, para vê-las, é preciso usar ao menos um telescópio pequeno.

📷 Leia mais: Trio do Leão é a foto astronômica de quinta-feira (21)

7. Lua de Marte

Fobos, uma das luas de Marte, encerra os destaques da NASA nesta semana. A foto foi capturada em 2016 com o telescópio Hubble, e mostra Fobos como um pontinho brilhante aparecendo por trás do Planeta Vermelho. Esta lua e Deimos podem ter sido asteroides capturados pela gravidade marciana.

📷 Leia mais: Fobos é a foto astronômica de sexta-feira (22)