PUBLICIDADE

Destaque da NASA: arredores do Sol estão na foto astronômica do dia

O destaque da NASA nesta segunda-feira (19) traz imagens capturadas pela sonda Parker Solar no ano passado, quando se aproximou do Sol pela 16ª vez

19 fev 2024 - 16h57
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O destaque da NASA nesta segunda-feira (19) traz imagens capturadas pela sonda Parker Solar, da NASA, que vem ajudando os cientistas a entender o que acontece nos arredores do Sol. Para isso, ela orbita nosso astro e se aproxima dele pouco a pouco. 

Foto: NASA, JHUAPL, Naval Research Lab, Parker Solar / Canaltech

Foi no ano passado que a Parker fez sua 16ª aproximação do Sol, ficando a cerca de 8,5 milhões de km da fotosfera (a superfície solar) e viajando a mais de 580 mil km/h. Abaixo, você confere imagens capturadas pelos instrumentos da sonda durante a passagem:

O vídeo acima foi produzido com os dados obtidos pelos instrumentos da sonda, instalados por trás do seu escudo solar. As imagens foram registradas ao longo de 11 dias, e foram digitalmente combinadas no vídeo acima.

A animação mostra ondulações na coroa solar acompanhadas de uma ejeção de massa coronal; ao fundo, estão estrelas, a Terra e Saturno e até a faixa central da Via Láctea. 

Sonda Parker Solar

Lançada em 2018, a sonda Parker Solar foi enviada ao espaço para se aproximar tanto do Sol que seria como tocá-lo. Em 2021, ela fez história ao se tornar a primeira espaçonave a atravessar a coroa solar, nome dado à atmosfera superior da estrela. 

Naquele dia, ela coletou amostras das partículas e campos magnéticos por lá, dados essenciais para expandir o conhecimento da origem do vento solar e sua evolução. Além disso, as descobertas proporcionadas pela Parker podem ajudar também na previsão do clima espacial, capaz de afetar a vida e a tecnologia em nosso planeta. 

A sonda leva o nome do Dr. Eugene N. Parker, heliofísico que desenvolveu uma teoria matemática que previu o vento solar. Em sua carreira, ele avançou as ideias por trás de perguntas fundamentais sobre o funcionamento do Sol e de outras estrelas. Parker faleceu em março de 2022, aos 94 anos. 

Fonte: APOD

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade