PUBLICIDADE

dearMoon: viagem de bilionário à Lua no Starship, da SpaceX, é adiada

O bilionário Yusaku Maezawa esperava viajar ao redor da Lua neste ano na missão dearMoon. Devido ao desenvolvimento do foguete Starship, a empreitada foi adiada

9 nov 2023 - 15h07
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda vai levar algum tempo até o bilionário Yusaku Maezawa ir à Lua com a SpaceX. Nesta quinta-feira (9), ele revelou que a viagem ao redor do nosso satélite natural foi adiada para o ano que vem ou depois, sem dizer uma data específica.

Foto: dearMoon Project / Canaltech

Em uma publicação no X, o antigo Twitter, Maezawa explica que o plano era que a missão dearMoon fosse lançada em 2023, "mas parece que vai demorar mais um pouco". Ele afirmou que ainda não sabe ao certo quando o voo vai ser lançado, mas que vai trazer atualizações.

Segundo um comunicado no site da missão, a mudança no cronograma se deve ao desenvolvimento do foguete Starship. "O

primeiro teste de voo em abril de 2023

forneceu lições numerosas e aprendidas, que estão contribuindo diretamente para atualizações feitas para aumentar a probabilidade de sucesso nos voos futuros do Starship", escreveram.

Naquele teste, o foguete Starship foi lançado pela primeira vez na configuração completa, formada pelos protótipos do propulsor Super Heavy e da espaçonave Starship. Cerca de quatro minutos depois do lançamento, o veículo explodiu. Desde então, a SpaceX vem trabalhando em melhorias e correções necessárias para uma nova tentativa.

A missão dearMoon

Em 2018, a SpaceX anunciou que Yusaku Maezawa seria a primeira pessoa comum (ou seja, que não é um astronauta profissional) a viajar ao redor da Lua a bordo do Starship por meio da missão dearMoon. A viagem deve durar uma semana, e ele vai estar acompanhado de artistas. Entre eles, estão o DJ Steve Aoki, o ator Dev D. Joshi, entre outros.

Yusaku Maezawa já foi à Estação Espacial Internacional (Imagem: Reprodução/Space Adventures)
Yusaku Maezawa já foi à Estação Espacial Internacional (Imagem: Reprodução/Space Adventures)
Foto: Canaltech

Em meio às incertezas do cronograma de lançamento da dearMoon, Maezawa foi à Estação Espacial Internacional em 2021 acompanhado do assistente de produção Yozo Hirano e do cosmonauta Alexander Misurkin.

Fonte: dearMoon

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade