PUBLICIDADE

Conheça o primeiro "astronauta" da missão lunar Artemis I

Shaun, personagem principal da animação "Shaun, o Carneiro", estará a bordo da cápsula Orion durante a missão Artemis I; ele já iniciou seu "treinamento"

3 ago 2022 - 17h15
(atualizado às 19h39)
Ver comentários
Publicidade

Nesta terça-feira (2), a Agência Espacial Europeia (ESA) revelou o primeiro "astronauta" da missão Artemis I: um boneco de Shaun, personagem principal da animação "Shaun, o Carneiro", foi escolhido partiicpar do voo inaugural da cápsula Orion com o módulo de serviços da ESA, que irá à Lua e depois retornará à Terra. A missão será controlada em solo e não terá tripulantes humanos, mas contará com este "passageiro" pra lá de simpático.

A novidade foi anunciada por David Parker, diretor de Exploração Humana e Robótica na ESA. "Este é um momento emocionante para Shaun e para nós, na ESA", comemorou ele, em um comunicado. "Estamos muito felizes por ele ser selecionado para a missão, e entendemos que, embora seja um pequeno passo para o homem, é um grande salto para os carneiros" brincou, em referência à célebre frase dita por Neil Armstrong ao caminhar na Lua, durante a missão Apollo 11.

Já Lucy Wendover é diretora de marketing no estúdio Aardman Animations, a "casa" do personagem, e comemorou a participação dele na missão. "A Aardman está feliz em se juntar à ESA em fazer história ao lançar o primeiro 'carneiro' ao espaço", disse. "2022 marca o 15º aniversário da primeira série de Shaun na TV, então não há jeito melhor de comemorar do que viajar mais longe do que qualquer outro 'carneiro' já foi", disse.

Foto: ESA/Aardman / Canaltech

Segundo a agência espacial, o personagem já começou seu treinamento de astronauta e de familiarização com a cápsula, viajando a vários lugares na Europa e Estados Unidos para analisar diferentes aspectos da missão. O treinamento foi documentado, e será apresentado em uma série de publicações da ESA até o lançamento, atualmente estimado para acontecer entre o fim de agosto e início de setembro.

Em meio às suas atividades, Shaun voou em um avião A310, da Airbus, que o levou em um voo parabólico, proporcionando a sensação de ausência de peso. O voo foi acompanhado por membros da ESA, e trouxe um "gostinho" do treinamento pelo qual os astronautas profissionais passam para se prepararem para voos espaciais.

Brincadeiras à parte, o boneco de Shaun viajará na cápsula Orion com o módulo europeu, lançados pelo foguete Space Launch System. Após o lançamento, a nave vai entrar na órbita baixa da Terra, e será levada à órbita translunar com a ajuda do estágio superior do foguete. Depois, a nave vai sobrevoar a Lua, aproveitando a gravidade lunar para chegar a quase 70 mil quilômetros do nosso satélite natural — mais longe do que qualquer humano ou carneiro já chegou.

Fonte: ESA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Publicidade
Publicidade