PUBLICIDADE

"Cometa do Diabo" pode ficar visível a olho nu em eclipse solar

O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como "cometa do Diabo", pode ficar visível a olho nu durante o início de abril

4 mar 2024 - 11h30
(atualizado às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O cometa 12P/Pons-Brooks, que ficou famoso por apresentar formato semelhante à espaçonave Millenium Falcon, da franquia Star Wars, pode se tornar visível durante o eclipse solar de 8 de abril.

Foto: Comet Chasers/Students do St Mary's Primary School Bridgend / Canaltech

Em rota rumo à aproximação do nosso planeta, o 12P/Pons-Brooks entra em erupção à medida que se aproxima do Sol. Isso ocorre porque a radiação solar libera uma combinação de gelo e gás chamada criomagma, que é a versão gelada do magma vulcânico.

O cometa entrou em erupção algumas vezes em 2023, com sua cabeleira ganhando uma aparência de chifres — daí o apelido "cometa do Diabo". Ele vai fazer sua aproximação máxima do Sol no dia 24 abril, e talvez se torne visível a olho nu.

Antes mesmo da aproximação máxima, o 12P/Pons-Brooks pode brilhar no céu, principalmente se novas explosões criovulcânicas ocorrerem por lá. Por isso, astrônomos e entusiastas estão na expectativa de que o cometa esteja visível durante o próximo eclipse solar.

Infelizmente, o privilégio para observação vai ser do hemisfério Norte — tanto para o eclipse quanto para o cometa. Ainda assim, o hemisfério Sul pode ter um vislumbre do objeto logo ao amanhecer, caso as erupções realmente aconteçam.

Vale lembrar que, devido às interações com os raios solares, cometas são objetos muito imprevisíveis. À medida que se aproximam da estrela, podem ficar mais brilhantes que o previsto ou simplesmente se partirem em vários pedaços, acabando com as esperanças de que se tornem visíveis.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade