URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Civilizações extraterrestres poderiam detectar sinais de rádio da Terra

Simulações de cientistas mostraram que sinais de torres de telefonia móvel poderiam ser identificados por civilizações extraterrestres avançadas, se existirem

2 mai 2023 - 19h15

Os sinais de rádio emitidos na Terra poderiam ser identificados por hipotéticas civilizações alienígenas em estrelas a até 10 anos-luz de nós. É o que propõe um novo estudo de cientistas da Universidade de Manchester e de Mauritius, no qual eles trabalharam com simulações das emissões de sinais das torres de comunicação para, assim, descobrir os tipos de seres alienígenas que poderiam detectá-los.

Mike Garrett, professor que participou do estudo, observa que as estimativas atuais sugerem que há mais de 100 mil satélites na órbita baixa da Terra, e que esse número irá crescer até o fim da década. "A Terra já é anormalmente brilhante na porção de rádio do espectro eletromagnético, e se a tendência continuar, podemos ficar rapidamente brilhantes para qualquer civilização avançada com a tecnologia certa", acrescentou.

Para descobrir como uma possível civilização extraterrestre iria detectar nosso planeta a anos-luz de distância, Ramiro Saide, estudante da Universidade de Mauritius, gerou modelos que exibiam as emissões de rádio que estes seres receberiam conforme a Terra gira ao redor de si própria. Ele considerou diferentes estrelas próximas — entre elas, está a Estrela de Barnard, a menos de seis anos-luz de nós.

Foto: NASA / Canaltech

Saide notou que, a menos que tais civilizações sejam muito mais avançadas que a nossa, elas provavelmente teriam dificuldade para identificar as emissões de rádio. Por outro lado, a equipe considera também que parte das civilizações provavelmente teriam sistemas de recepção muito mais sensíveis que aqueles disponíveis atualmente. Isso significa que, conforme a tecnologia avança para criar sistemas de banda larga cada vez mais poderosos, a possibilidade de detecção das emissões deles também cresce.

Nos próximos passos, a equipe planeja estender a equipe para incluir mais origens dos sinais de rádio da Terra, como radares civis e militares, sistema de transmissão digital e até as constelações de satélites levadas à órbita baixa, como os satélites Starlink, da SpaceX. "Acredito que há chances de civilizações avançadas existirem lá fora, e algumas delas podem ser capazes de observar o 'excesso' de emissões de rádio de origem humana na Terra", disse Nalini Heeralall-Issur, orientador de Saide.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society; Via: SETI, University of Manchester