Conheça árvore de "odor desagradável" e "flores fétidas"
O Chichá-fedorento, ou também conhecido como castanha-da-Índia, é presente em diversos estados brasileiros
A Sterculia foetida, conhecida como Chichá-fedorento ou castanha-da-Índia, é uma árvore de odor desagradável usada medicinalmente, presente em diversos estados brasileiros.
Apesar da aparência inofensiva, uma árvore chama a atenção pelo forte odor desagradável de suas flores. Conhecida como Sterculia foetida, seu nome científico faz referência ao deus romano do mau cheiro, Stercus, uma alusão clara ao aroma fétido que exala da planta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ela é descrita como tendo um odor desagradável, tanto em suas folhas quanto em suas sementes, que podem ser coletadas diretamente dos galhos ou quando caem, já que a árvore possui, em média, 20 metros de altura.
O mau cheiro da árvore tem explicação científica: segundo a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), o odor forte serve para atrair moscas e abelhas, que atuam como polinizadores e garantem a reprodução da espécie.
Apesar do aroma desagradável, a planta tem diversos usos. Suas sementes, por exemplo, podem ser torradas e consumidas como castanhas, ricas em óleo. De acordo com uma publicação do Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Sterculia foetida também possui propriedades medicinais e pode ser usada como diurético natural, repelente de insetos, antifebril, depurativo, antiparasítico, anti-inflamatório, antifúngico, antibiótico e antiviral.
A espécie possui exemplares diversos em alguns estados do Brasil, principalmente na Bahia, em Alagoas, em Pernambuco, no Piauí, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.