Temperatura no Polo Norte fica acima de zero devido a uma tempestade
Uma forte tempestade elevou a temperatura do Polo Norte de seus -30 graus centígrados habituais para além do ponto de congelamento, informou nesta quarta-feira a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês).
Os dados divulgados pela NOAA revelaram uma queda da pressão atmosférica de 54 milibares em apenas 18 horas, o que triplica as condições de uma ciclogênese explosiva.
Os dados da agência americana estimam que a pressão atmosférica caiu para 928 milibares, o que situa a tempestade ocorrida no ártico entre terça e quarta-feira como uma das mais fortes jamais registradas.
O sistema de baixa pressão atmosférica também empurrou consigo ventos quentes do sul para o norte.
O Programa Internacional de Boias Árticas chegou a medir temperaturas de um grau centígrado, acima do ponto de congelamento e extremamente quentes para o Polo Norte nesta época do ano.
Segundo as estimativas de modelos meteorológicos, as temperaturas no Polo Norte se aproximaram dos dois graus por causa da tempestade que, antes de chegar a altas latitudes, passou pelos Estados Unidos, causando tornados mortais, e está relacionada com as fortes inundações do início da semana no Reino Unido.