Cebit 2015 chega ao fim com saldo positivo
Feira de tecnologia de Hannover, que teve a China como país homenageado, registrou crescimento no número de expositores e visitantes. Para organização, evento se transformou no "principal da área de TI do mundo".
A edição de 2015 da Cebit, uma das maiores feiras de tecnologia da informação (TI) do mundo, chega ao fim nesta sexta-feira (20/03), em Hannover, na Alemanha. Neste ano, o evento que teve a China como país homenageado, termina com um saldo positivo.
Dois anos após a feira mudar sua orientação, voltando-se mais ao mundo dos negócios, o número de visitantes aumentou 6% em relação à edição de 2014, chegando a 201 mil, segundo estimativas preliminares dos organizadores do evento.
A área ocupada por estandes de empresas de tecnologia também cresceu 6%. O número de expositores teve um pequeno aumento, com 17 a mais que na edição anterior, chegando a 3.262.
"Podemos afirmar que a Cebit ganhou nova força", comemorou o presidente da feira, Oliver Frese. Ele ressaltou que, com a nova orientação, a feira se transformou na "principal conferência sobre TI do mundo".
Nos últimos anos, especialistas do setor industrial apontavam uma queda na importância da Cebit quando comparada a outros eventos do setor, como a feira de eletrônicos CES, em Las Vegas, ou o Mobile World Congress, em Barcelona.
O lema da edição da Cebit de 2015 foi d!conomy, um jogo de palavras entre digital e economy,que faz referência à crescente digitalização em todas as áreas, principalmente no setor industrial.
As empresas chinesas que participaram do evento em Hannover somaram 612 – cerca de um quinto do total de expositores. Na edição de 2014, que teve o Reino Unido como país homenageado, apenas 130 empresas britânicas estiveram presentes.
RC/dpa/dw