A promessa quebrada das células-tronco: como a Amazon foi inundada com suplementos que vendem charlatanismo
A utilidade das células-tronco foi engavetada, mas isso não impediu o mundo comercial.
Há pouco mais de 20 anos, a pesquisa com células-tronco prometia uma revolução contra doenças e envelhecimento. Essas células-mestras, com o potencial de se transformar em qualquer tecido do corpo, pareciam ser a chave para a verdadeira medicina regenerativa, algo que estava muito distante da complexa realidade do nosso corpo . No entanto, vários profissionais de marketing tentam nos vender as células-tronco como uma verdadeira maravilha.
Distorcido
Algo a que todos estamos acostumados (infelizmente) é que onde a ciência pisa no freio, o mercado pisa no acelerador. Na vitrine infinita da Amazon, ao lado de vitaminas e suplementos de colágeno , surgiu uma nova família de produtos milagrosos: os suplementos de células-tronco. É claro que eles não podem conter células em uma cápsula ou creme, mas isso não significa que as estimulem ou regenerem. Para muitos, esse é o ideal supremo.
Isso é algo que um grupo do Instituto de Direito da Saúde da Universidade de Alberta (Canadá) decidiu investigar, com foco nesse mercado emergente . Para isso, eles analisaram 184 desses produtos de 133 empresas diferentes associadas à Amazon.com e concluíram que, por trás da aparente retórica científica, existe uma estratégia deliberada para burlar a regulamentação e enganar os consumidores.
O truque
O estudo, publicado na revista Stem Cell Reports, mostra como os vendedores desses suplementos exploram uma brecha legal ...
Matérias relacionadas
Cultivando ininterruptamente o mesmo pedaço de terra desde 1843: o experimento mais antigo do mundo