Cidades estão se transformando em fornos: Paris vai combater isso com um sistema subterrâneo de ar condicionado de 120 quilômetros
Quanto mais quente fica, mais calor os aparelhos de ar condicionado produzem Paris vem construindo alternativa há 40 anos
A cada verão, o calor aumenta em todo o mundo. Essa é uma realidade também forte para a França, como comprova a Meteo France. A solução "micro" envolve a proliferação de aparelhos de ar condicionado em residências, empresas e escritórios, mas isso requer um investimento considerável e apresenta outro problema: as mudanças climáticas estão causando o aumento da temperatura, e quanto mais quente fica, mais aparelhos de ar condicionado são usados. E quanto mais usados, mais calor produzem, exacerbando as mudanças climáticas. Um ciclo vicioso.
Em 2018, o ar condicionado e os ventiladores representavam quase 20% do consumo total de eletricidade em edifícios em todo o mundo, de acordo com dados da AIE (Agência Internacional de Energia). A AIE relata que as emissões globais de dióxido de carbono provenientes do ar condicionado quase triplicaram entre 1990 e 2022, ultrapassando um bilhão de toneladas de dióxido de carbono. Nas cidades, a situação é ainda pior: o efeito de ilha de calor urbana é particularmente severo. Diante dessa realidade, Paris passou décadas desenvolvendo uma solução de infraestrutura: um sistema centralizado de ar condicionado para toda a cidade.
O grande sistema de ar condicionado de Paris
Em vez de cada residência ou edifício atender às suas necessidades de aquecimento individualmente, a capital francesa está empenhada em integrá-lo à sua infraestrutura, de forma semelhante a um sistema de esgoto. O sistema chama-se Fraîcheur de Paris (Frescor de Paris). O ...
Matérias relacionadas
Carles Lalueza-Fox, geneticista: "provavelmente temos mais de um sósia em algum lugar do planeta"
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.