Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Celular

Empresas testam leitura de código de barras pelo celular

20 mai 2009 - 12h55
(atualizado às 13h12)
Compartilhar

Utilizar o celular para escanear conteúdos de livros, revistas e imagens - disponibilizados através de um código de barras que, quando lido pela câmera do telefone, apresenta novas informações ou indica um link na internet onde elas podem ser lidas - deve se tornar uma prática possível com o 2D Barcodes, ou 'código de barras em 2D', já em teste por operadoras de telefonia nos Estados Unidos. As informações são do jornal americano USA Today.

» Novo código de barras para celular pode guardar arquivos

As empresas ScanLife e Jagtag pretendem possibilitar a varredura de conteúdo com os celulares, fazendo com que, a partir da leitura dos códigos de barras, possa ser adquirida uma vasta variedade de informações extras. Recentemente, num evento da Nike promovido durante uma campanha de publicidade, cartazes da marca traziam alguns códigos. Na corrida organizada pela empresa, fãs, participantes e apoiadores da Nike podiam passar os celulares habilitados ao serviço de leitura sobre os códigos e ter acesso a imagens de vídeos, fotos e do perfil de atletas patrocinados pela Nike.

No Canadá, o jornal Canada's National Post, que tem tiragem de 200 mil exemplares por dia, fez um teste com o 2D barcodes. Através do serviço da empresa ScanLife, eles disponibilizaram aos leitores e assinantes alguns códigos publicados, que quando "lidos" pelos celulares habilitados, mostravam informações sobre coberturas jornalísticas e curiosidades ocorridas durante as reportagens.

Considerando o boom dos celulares com câmera no mundo - somente nos Estados Unidos, este ano, 89% dos aparelhos vendidos vinham com o recurso -, a JagTag e a ScanLife apostam que a tecnologia de códigos de barras em 2D, beneficiada pela leitura digital das câmeras, possa se tornar uma nova plataforma na comunicação. "Os códigos de barras representam a micromídia. E os anunciantes realmente precisam apostar nisso. Futuramente, serão uma nova mídia de massa para a propaganda", acredita o CEO da Jagtag, Dudley Fitzpatrick.O credenciamento aos serviços pode ser feitos pelos endereços www.getscanlife.com, que traz uma lista das operadoras de celulares que experimentam o recurso em mais de 400 tipos aparelhos habilitados para fazer as "leituras".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra