PUBLICIDADE

ASUS Zenbook S13 OLED 2023 chega com novas CPUs Intel e corpo de 1 cm

Com foco na portabilidade, o novo ASUS Zenbook S13 OLED se destaca pela CPU Intel de 13ª geração, tela Lumina OLED e apenas 1 cm de espessura

20 abr 2023 - 15h30
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Em evento realizado nesta quinta-feira (20), a ASUS apresentou o Zenbook S13 OLED 2023, novo ultrabook premium da marca que busca atender tanto o público casual quanto parte do mundo corporativo. Além da tela OLED aprimorada e do processamento atualizado para a 13ª geração Intel Raptor Lake, o dispositivo se destaca pela construção de apenas 1 cm de espessura, com acabamento especial de alumínio ceramizado e certificação militar de resistência.

Sendo um modelo mais focado na portabilidade, o novo Zenbook S13 OLED vem equipado com processador Intel Core i7 1355U, de 10 núcleos e 12 threads (2 P-Cores de alto desempenho + 8 E-Cores de alta eficiência) rodando a até 5,0 GHz, junto de até 32 GB de RAM LPDDR5-5200 e até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0. Os destaques já começam nesse quesito: por padrão, o chip é configurado em 15 W de consumo, mas a ASUS conseguiu levá-lo a 20 W no aparelho, ao adicionar uma segunda ventoinha para resfriamento.

Essa modificação impressiona quando consideramos a construção do laptop, seu principal destaque, que conta com apenas 1 cm de espessura e peso de 1 kg. O mais interessante é que, apesar das dimensões compactas, a gigante garante alta resistência graças à certificação militar MIL-STD-810H, que atesta durabilidade contra impactos, vibração, baixas temperaturas e outras adversidades.

Foto: Reprodução/ASUS / Canaltech

Sua tela de 13,3 polegadas é mais um ponto forte ao trazer um display OLED, que ganhou melhorias frente à geração anterior, a ponto de agora se chamar "ASUS Lumina OLED". Segundo a empresa, o novo nome é sinônimo de alta precisão de cores, maior eficiência energética e melhor durabilidade contra burn-in, a indesejada retenção permanente de imagem comum nesse tipo de painel.

Se destacam a resolução 2,8K de 2880 x 1800 pixels, o pico de brilho de 550 nits, HDR com Dolby Vision e a cobertura de 100% da gama de cores DCI-P3. Há mais um aspecto curioso nesse caso: o usuário poderá mudar o espaço de cores entre sRGB, Adobe RGB, Display-P3 e DCI-P3 para ajustar melhor a exibição de acordo com o que está sendo feito no notebook.

A taxa de atualização não é mencionada, o que sugere que temos 60 Hz por aqui, uma notícia pouco agradável quando levamos em consideração que muitos dos concorrentes do Zenbook S13 OLED já adotam 90 Hz ou mesmo 120 Hz. Por outro lado, a ASUS garantiu que vai oferecer uma troca gratuita de tela caso haja burn-in no período da garantia.

O Zenbook S13 OLED 2023 apresenta certificação Intel Evo para a 13ª geração, responsável por garantir a presença de funcionalidades que proporcionam uma experiência premium completa, entre eles o retorno instantâneo da suspensão, conectividade avançada com Wi-Fi 6E e portas Thunderbolt 4, bateria de longa duração com suporte a carregamento rápido e webcam Full HD integrada.

O design do lançamento lembra bastante o do Zenbook 14X OLED apresentado em janeiro, na CES 2023, e há um bom motivo: o acabamento de alumínio ceramizado por plasma também está presente por aqui. A ASUS destaca como, ao ser aplicada ao alumínio, a tecnologia oferece maior durabilidade, resistência a marcas de dedos e uma sensação diferenciada que, ao que tudo indica, seria "próximo ao das rochas", em vez de metal tradicional.

A marca deu ainda atenção especial aos materiais utilizados, que fariam parte do plano da empresa de aumentar o uso de materiais recicláveis e reduzir a emissão de carbono. O alumínio e a liga de magnésio da carcaça são reciclados, assim como o plástico empregado nas teclas e nos speakers. Além disso, os circuitos não utilizam halogênios, tipo de composto químico bastante tóxico responsável por impactos ambientais na ocasião da queima, e a caixa foi redesenhada e é 100% reciclável, trazendo uma experiência especial de Realidade Aumentada (AR).

Completando a ficha técnica avançada, o lançamento traz sistema de som estéreo com Dolby Atmos, bateria de 65 Wh com promessa de mais de 14 horas de autonomia, reconhecimento facial 3D, duas portas Thunderbolt 4 (taxas de transferência de 40 Gbps), uma porta USB-A 3.2 Gen 2 (10 Gbps), conector P2 para fones de ouvido e microfone, HDMI 2.1 e Windows 11 Pro, com funções especiais como o GlideX, que permite o espelhamento e uso contínuo de dispositivos como tablets, celulares ou mesmo outros PCs.

Preço e disponibilidade

O ASUS Zenbook S13 OLED 2023 começa a ser vendido nos próximos dias no exterior. Ainda não há informações sobre a chegada do aparelho ao Brasil, mas considerando que o modelo S13 Flip foi trazido para cá, é muito provável que vejamos a novidade ser disponibilizada no mercado brasileiro.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade