App da MetaAI, IA de Mark Zuckerberg, chega ao Brasil; veja como usar
Ferramenta de IA já estava disponível no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Nesta segunda-feira, 11, o aplicativo da MetaAI, ferramenta de inteligência artificial (IA) da Meta, chegou ao Brasil. O recurso, que agora conta com um aplicativo independente, já estava disponível no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger, as outras plataformas da empresa, desde outubro do ano passado.
A ferramenta de IA funciona como um chatbot, em que o usuário pode fazer perguntas, pesquisas e criar imagens com o auxílio do recurso. O novo aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de apps dos smartphones, como a App Store e o Google Play Store. A MetaAI também está disponível na versão para desktop.
O app também conta com uma aba chamada Descobrir, em que os usuários podem compartilhar seus comandos de IA, publicando textos e imagens feitas pela ferramenta. Segundo a empresa, nada é publicado sem a permissão dos usuários.
Para usar o app, é necessário fazer login com uma conta da Meta - a mesma usada para entrar no Instagram ou Facebook. Depois, é so abrir uma aba de conversa com a IA para interagir com o chatbot.
Lançado nos EUA em maio, o app recebeu diversas críticas em relação à privacidade e uso de dados pessoais para o treinamento da IA, já que usa informações publicadas no Instagram e Facebook. Por ter o objetivo de ser uma assistente de IA mais personalizada, a MetaAI se lembra de tudo o que foi dito e pode usar as informações de um chat para conversas futuras. Os próprios termos de uso do app aconselham que o usuário "não compartilhe informações que você não queira que as IAs usem e retenham".
Além disso, desde que a IA foi implementada nos outros apps da Meta, em outubro de 2024, o usuário não tem a opção de desativá-la.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani