Apagão da AWS: Amazon afirma que pane foi totalmente resolvida após 16 horas
Falha persistiu durante quase todo o dia e afetou milhares de empresas pelo mundo
A Amazon afirmou que a pane no sistema de nuvem AWS, que deixou diversos serviços instáveis e fora do ar nesta segunda-feira, 20, está totalmente resolvido. A empresa emitiu um comunicado às 19h53 com a informação de que as operações estavam normais novamente.
Na mensagem, a empresa percebeu os primeiros sinais de falha ainda na noite do dia 19 (madrugada do dia 20, no Brasil) e que tomou providências imediatamente, mas que ao longo do dia outros problemas foram surgindo no sistema.
O Downdetector, site que monitora o funcionamento de sites, também registrou a queda nos problemas em plataformas que usam o serviço de nuvem da gigante. As reclamações começaram a diminuir por volta das 19h.
A Amazon indicou que, entre os problemas, foram encontrados aumentos nas taxas de erro e latências dos serviços AWS na região US-EAST-1, um dos principais hubs da companhia, além de problemas de conectividade em ferramentas como Lambda, DynamoDB e CloudWatch. A empresa ainda não revelou a origem do problema durante o dia.
Ainda assim, alguns serviços podem encontrar lentidão à medida que mensagens acumuladas de suporte são processadas pela AWS. A Amazon afirmou que um relatório detalhado da pane será divulgado nos próximos dias.
"Com o tempo, reduzimos a limitação das operações e trabalhamos em paralelo para resolver os problemas de conectividade de rede até que os serviços fossem totalmente recuperados. Às 15h01, todos os serviços da AWS voltaram a operar normalmente. Alguns serviços, como AWS Config, Redshift e Connect, continuam com um acúmulo de mensagens que serão processadas nas próximas horas", explicou a Amazon em comunicado.