PUBLICIDADE

Android 12 está em menos de 15% dos celulares com sistema do Google

Quase um ano após o lançamento oficial, a distribuição de 2021 é apenas a quarta mais utilizada do sistema operacional para celulares

15 ago 2022 - 15h15
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Pouco antes do lançamento do Android 13, o Android 12 soma presença em 13,3% dos celulares. Essa é a primeira vez que o sistema operacional de 2021 é listado pelo Google, já que quando o último relatório foi divulgado em maio, ele não havia sido mencionado como uma distribuição oficial.

Os 13,3% de presença nos smartphones do mundo colocam o Android 12 como a quarta versão mais popular do sistema. Acima dele estão o Android 11 (27%), Android 10 (22,3%) e Android 9 (14,5%).

Foto: Google / Canaltech

O site 9to5Google relembra que a lista de maio não menciona o Android 12 como distribuição oficial do Android, mas indícios da época sugeriam que ele estava presente em cerca de 6,6% dos dispositivos. O levantamento mais recente não menciona o Android 12L, mas é possível que ele tome somente 0,2% do total.

Apesar de o Android 12 estar em bom ritmo de popularização, outras versões do Android também cresceram em presença nos últimos meses. O Android 11, por exemplo, estava em 23,8% em maio — cresceu, portanto, em 3,2 pontos percentuais —, e continua sendo a versão mais usada do Sistema do Robô atualmente.

Android 12 cresceu rápido

O Android 12 representou uma virada importante no ecossistema Google, principalmente em termos visuais. O sistema operacional introduziu o Material You como linguagem de design, refinou ainda mais os controles em privacidade do celular e enfim deu maior usabilidade para dispositivos com tela grande (tablets e dobráveis).

Se continuar no ritmo atual, a versão do SO do Robô de 2021 deve se tornar a terceira versão mais adotada no próximo levantamento — o que é uma excelente notícia para o Google, os desenvolvedores e os usuários. Quanto menor a segmentação entre versões, maiores são os indícios de que o suporte para grandes atualizações está melhorando no mercado de celulares Android.

Fonte: 9to5Google

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade