Alerta de segurança: veja 17 apps perigosos para tirar do seu celular agora
Saiba quais aplicativos estão comprometidos com malware e proteja suas informações pessoais
Atenção, usuários de smartphones: 17 aplicativos populares de finanças foram identificados como infectados por malware. A ameaça, conhecida como SpyLoan, foi descobertos na Google Play Store e alguns também na loja da Apple, conforme reportado pela Forbes.
Os aplicativos SpyLoan de disfarçam de serviços legítimos, prometendo acesso rápido e fácil a fundos e empréstimos pessoais. No entanto, uma vez baixados, instalam um programa malicioso sofisticado, capaz de extrair uma ampla gama de informações pessoais dos usuários. Dados frequentemente roubados incluem detalhes de contas, listas de contatos e até o conteúdo mensagens SMS.
A ESET, empresa de cibersegurança, notificou o Google sobre 18 desses aplicativos em sua loja, e todos, exceto um, já foram removidos. O remanescente não foi mais considerado como perigoso. No total, os 17 aplicativos alcançaram mais de 12 milhões de downloads antes de sua remoção.
Veja lista completa de apps perigosos
- AA Kredit
- Amor Cash
- GuayabaCash
- EasyCredit
- Cashwow
- CrediBus
- FlashLoan
- PréstamosCrédito
- Préstamos De Crédito-YumiCash
- Go Crédito
- Instantáneo Préstamo
- Cartera grande
- Rápido Crédito
- Finupp Lending
- 4S Cash
- TrueNaira
- EasyCash
Usuários que identificarem qualquer um desses aplicativos em seus smartphones devem removê-los imediatamente, além de alterar as senhas de seus dispositivos, contas financeiras e Wi-Fi.
Também é aconselhável estar atento a sintomas de possível infecção por malware, como e-mails ou alertas suspeitos. É também recomendável instalar software antivírus, manter atualizações do telefone em dia, evitar o download de aplicativos de fontes terceiras e adotar outras medidas de proteção contra o risco de contrair malware.