Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Agricultor espanhol obcecado por abóboras gigantes é dono do recorde nacional de 1.187,5 quilos

Suas abóboras, nos dias de crescimento máximo, chegam a ganhar 28 quilos em 24 horas

25 set 2026 - 14h37
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O agricultor espanhol Rubén Mendi, conhecido como "O Rei das Abóboras", domina as competições de vegetais gigantes no país. Conciliando o cultivo com o turismo rural em Navarra há quase duas décadas, Mendi acumula marcas impressionantes: pulverizou marcas históricas ao cultivar exemplares de mais de 800 e 1.000 quilos, mantendo a hegemonia da categoria e ostentando o recorde nacional espanhol com uma colossal abóbora de 1.187,5 quilos.
Abóbora
Abóbora
Foto: 3CatInfo / Xataka

Quanto pesa a maior abóbora da Espanha? E qual foi a maior melancia da história? Cebolas, batatas e abóboras gigantes são algo que fascina, gera expectativa e hipnotiza. Tanto que existe uma cultura de torneios e competições para encontrar o exemplar mais majestoso. O agricultor Rubén Mendi, de Navarra, na Espanha, está há dezesseis anos entre os agricultores que estão sempre pensando em bater recordes. Primeiro, ele fez isso com uma abóbora de 1.033 quilos em sua própria cidade e, oito dias depois, com outra de 807 quilos na Fira de Carbasses Gegants da cidade de Sidamon (Lérida).

Nas redes sociais, os filhos do agricultor o rebatizaram como O Rei das Abóboras. Ele administra acomodações rurais escavadas nas Bardenas Reales e concilia o turismo com essa obsessão que cultiva há quase duas décadas. Tudo começou quando participou pela primeira vez da segunda edição do concurso de sua cidade com uma abóbora de 110 quilos; o vencedor daquele ano chegou a 200. Muitos dos que começaram com ele foram desistindo. Mendi, segundo conta, continua porque "leva jeito".

Antes de Mendi entrar em cena, em 2016, Carlos Callén estabeleceu o recorde nacional espanhol com 631,6 quilos, superando os 488 quilos de Jorge Monfort em 2014. Em 2017, Mendi pulverizou essa marca fazendo algo pouco habitual: cultivou três abóboras de mais de 800 quilos no mesmo ano — 811, 850,5 e 921,5 quilos —, estabelecendo dois recordes da Espanha em uma única temporada. Desde então, não largou o trono. Em 2020, já ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Grupo de bilionários avança no plano de criar cidade exclusiva no Uruguai para sobreviver ao mundo pós-IA

Em 1946, o exército dos EUA enviou um sinal à Lua; o que retornou 2,5 segundos depois demonstrou o que os físicos consideravam impossível

Google, Apple e Microsoft coincidiram, na mesma semana, em algo que ninguém esperava: o computador volta a ser importante

A casa inteligente deve nos ajudar a "viver como humanos, não como máquinas", diz neuroarquiteta

Ele acendeu um cigarro para encarar o engarrafamento e terminou o dia com menos 4 pontos na carteira: agente flagra condutor sem as mãos no volante e aplica multa média

Xataka
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra