Adeus, happy hour? Pesquisa revela que 64% dos brasileiros não bebem mais álcool e jovens lideram mudança histórica
Estudo do Ipsos-Ipec/CISA revela que 64% dos brasileiros não beberam em 2025, enquanto abuso alcóolico segue preocupando
Uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec, a pedido do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), revelou que 64% dos brasileiros não beberam uma gota de álcool em 2025. Os dados integram a sétima edição da publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2025 e mostram uma mudança significativa no comportamento da população. O índice, o mais alto já registrado, supera os 55% de abstinência alcoólica apontados em 2023 e evidencia uma tendência especialmente forte entre os mais jovens. No entanto, enquanto o consumo diminui e a frequência das bebidas cai, especialistas alertam que o uso abusivo segue sendo um desafio.
Pesquisa revela que jovens abandonaram o álcool e que frequência de consumo caiu
Beber uma cervejinha, vinho e outros tipos de bebidas alcoólicas para festejar, relaxar ou socializar é um hábito muito comum entre os brasileiros. No entanto, parece que a Geração Z têm deixado esse hábito de lado. De acordo com a pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec, a tendência de beber menos é mais forte entre os brasileiros de 18 a 34 anos. Nesse grupo, a abstinência cresceu de forma expressiva: de 46% para 64% entre os mais jovens de 18 a 24 anos e de 47% para 61% na faixa seguinte. O comportamento acompanha um padrão observado em outros países, onde novas rotinas, maior preocupação com bem-estar e debates sobre saúde mental têm influenciado nessa escolha.
O aumento da abstinência também aparece entre pessoas com ensino superior, moradores do Sudeste e nas ...
Matérias relacionadas
Cientistas brasileiros transformam castanha de caju em energia solar mais barata e eficiente