A SpaceX acaba de publicar imagens inéditas da Starship "tostada" após reentrada difícil
A nave completou seu décimo voo de teste com todos os objetivos cumpridos. Superou a reentrada com placas térmicas ausentes e danos visíveis em sua estrutura
A SpaceX compartilhou novas imagens da Starship em seu décimo voo de teste, no qual conseguiu completar a reentrada e uma amerissagem (pouso no mar) controlada no oceano, apesar dos danos visíveis na nave.
O material divulgado pela SpaceX mostra a nave em um momento crucial: o instante de sua amerissagem no oceano Índico, tingida de um tom alaranjado após sobreviver a uma reentrada especialmente exigente.
O décimo voo de teste partiu em 26 de agosto de Starbase, no Texas, já na madrugada do dia 27 na Espanha, com uma decolagem impecável graças aos 33 motores do Super Heavy. A separação dos estágios também foi bem-sucedida e o propulsor conseguiu amerissar no oceano, cumprindo seu papel antes que a Starship continuasse sozinha sua viagem ao espaço.
Uma vez separada do propulsor, a Starship realizou uma queima completa que a colocou em sua trajetória suborbital e permitiu validar várias provas importantes. Entre elas se destacou o lançamento de oito simuladores de satélites Starlink e o segundo reacionamento na história de um motor Raptor no espaço, dois marcos que a SpaceX considera essenciais para o desenvolvimento de futuras missões.
A reentrada era o ponto mais crítico da missão. A SpaceX já havia acumulado várias tentativas fracassadas. Isso, de certo modo, havia colocado em dúvida a capacidade do veículo de sobreviver a essa fase. Desta vez, a nave enfrentou condições extremas.
A mensagem da SpaceX
A SpaceX publicou uma mensagem na qual resume o alcance do que foi ...
Matérias relacionadas
Um "Roomba" para limpar rios: o barco lançado pela Barragem das Três Gargantas na China
O maior aeroporto do mundo está sendo construído - uma aerotrópole para 185 milhões de passageiros