A Flórida está lançando um novo material para construção de estradas; só há um problema: é radioativo
A Agência de Proteção Ambiental recentemente deu luz verde para que uma empresa privada use fosfogesso, um subproduto radioativo de fertilizantes, na construção de estradas. Quando o fosfogesso se degrada, ele forma radônio, um gás radioativo que pode causar câncer de pulmão.
Uma empresa da Flórida está dando um novo significado ao popular "reduzir, reutilizar e reciclar". Especificamente, ela quer reutilizar o subproduto produzido durante a mineração de fosfato para construir estradas. Há apenas um problema: é radioativo.
Usando material radioativo para construir estradas na Flórida
No início desta semana, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) aprovou o pedido da Mosaic, maior produtora de fosfato dos EUA, para realizar um projeto piloto em pequena escala utilizando várias misturas de fosfogesso como base para estradas.
A empresa planeja criar quatro seções de estrada de teste com a base de fosfogesso em sua instalação de New Wales, no condado de Polk.
As regulamentações federais exigem que o fosfogesso seja armazenado em pilhas projetadas, conhecidas como "pilhas", para limitar a exposição do público aos seus componentes radioativos. Com centenas de metros de altura e cobrindo centenas de acres, as pilhas de fosfogesso podem se assemelhar a pequenas montanhas.
Em sua decisão, a EPA destacou que, com base em vários modelos, os riscos do projeto da Mosaic eram "baixos". No entanto, a agência disse que sua aprovação foi restrita a este projeto e "não a qualquer uso mais amplo".
"Qualquer outro uso exigiria uma aplicação separada, avaliação de riscos e aprovação", afirmou a EPA.
Tudo começa com uma pedra
O fosfogesso não aparece do nada, mas sim durante a busca por outro mineral valioso no minério de fosfato: fósforo. Alguns fertilizantes ...
Matérias relacionadas