Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Jorge Sampaio, de Portugal, vão cumprir extensa agenda a partir do meio dia de sábado (22) nas comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil em Porto Seguro (BA).Ao chegar ao aeroporto de Porto Seguro, os dois presidentes recebem honras militares e seguem direto para o Hotel Vela Branca, onde discursarão. Depois, eles almoçam e se encontram com lideranças indígenas.
Às 16h30, Fernando Henrique Cardoso e Jorge Sampaio seguem
para o Sítio Histórico de Porto Seguro, onde darão entrevista ao lado do sítio arqueológico da primeira escola jesuita do Brasil. Em seguida, os dois presidentes darão o sinal verde para a rodada dos 500 anos. Visitam também o Museu de Porto Seguro, passando pela 1ª rua construída no Brasil, que foi toda restaurada. No trajeto, eles verão apresentações sobre o folclore brasileiro.
Fernando Henrique Cardoso e Jorge Sampaio plantarão uma muda
de pau-brasil na Praça da Igreja da Peña. Esse ato será repetido na mesma hora em uma escola de cada município brasileiro. Vinte e nove milhões de crianças estarão envolvidas no plantio dessas mudas.
O presidente Fernando Henrique Cardoso vai acender a chama do conhecimento, monumento que representa a união das três raças (índios, negros, portugueses), junto com o atleta olímpico Ademar Ferreira da Silva. No Museu de Porto Seguro, o presidente assinará o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta com o governo português. Ele entrega também a declaração da Unesco, conferindo à Costa do Descobrimento de Porto Seguro a categoria de Patrimônio da Humanidade e depois visita a exposição Brasil 500 Anos de Povoamento que está sendo apresentada no museu.
Do museu, os dois presidentes seguem para a Igreja Nossa
Senhora da Peña, onde assistem a apresentação de um coral e uma ladainha. Na Praça de Nossa Senhora da Peña, o presidente se encontra com a família Shurmman, que deu a volta ao mundo em um barco durante dois anos e meio, repetindo a aventura do navegador Fernando de Magalhães.
Às 17h30, Fernando Henrique e Jorge Sampaio seguem para o
aeroporto. O embarque do presidente português está previsto para as 18h e o do presidente brasileiro para às 18h10 com destino a São Paulo. (Nelson Motta)
Leia mais:
» Presidentes do Brasil e Portugal percorrerão primeira rua do país
» FH antecipa viagem para a Bahia
» Nau Capitânia fica de fora da festa dos 500 anos
» Presidente da Contag critica invasões do MST 
» Ministro autoriza compra de sungas para índios
» Índios rumam para Barra do Cahy
» FH defende comemorações dos 500 anos
» CUT gaúcha protesta em Porto Seguro 
» Maciel diz que confiança é motivo das comemorações dos 500 anos
» Índios querem reocupar fazenda na Bahia
» Presidentes do Brasil e Portugal terão extensa agenda em Porto Seguro
» Vândalos atacam mais um relógio da Globo
» Aviões e hotéis ainda dispõem de vagas para as festas em Porto Seguro
» MST ocupa fazenda em Guaçuí, no Espírito Santo
» Operação Semana Santa mobiliza 3.500 policiais
» Chega a São Paulo carta original de Pero Vaz de Caminha
» Governo vai reforçar segurança
» FH afirma que MST se desvia da democracia
» Jungmann diz que MST descumpriu acordo
» Confira o Especial 500 anos