Conforme as temperaturas aumentam e o verão se aproxima, é normal redobrarmos os cuidados com a pele, afinal, os danos que os dias de sol, praia e piscina podem causar no tecido cutâneo já são bem conhecidos.
Mas muitas pessoas deixam de cuidar de outra parte do corpo que sofre igualmente com esses fatores: os fios de cabelo. Sabia que quem tem fios mais finos precisa higienizar os fios em um frequência diferente de quem tem cabelo oleoso, por exemplo?
A dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria, detalha os principais cuidados com o cabelo nesta época do ano.
Atenção e cuidado com lavagens excessivas
É preciso tomar cuidado para não lavar os fios em excesso, uma prática muito comum no verão para lidar com o calor e com o suor.
"Apesar de não existir uma regra quanto ao número de lavagens, higienizar os fios excessivamente pode torná-los frágeis e ressecados. A frequência ideal dependerá das necessidades de cada pessoa", indica a médica dermatologista.
Ela completa: "Por exemplo, enquanto praticantes de atividade física devem higienizar os cabelos diariamente, pessoas de cabelos oleosos podem lavar os fios até duas vezes ao dia. Já quem tem cabelo fino e seco deve realizar a higienização em dias alternados."
Cuide bem dos cabelos antes e depois de mergulhar
Outro hábito que se multiplica no verão é molhar o cabelo com água salgada na praia. Para reduzir os danos causados pela ...
Matérias relacionadas