Renovação de votos na Toscana

18 fev 2019 - 09h00

Quando entrou em contato conosco para ajudá-la montar seu roteiro de viagem pela Itália, a Josi nos contou que entre tantos planos, ela tinha um sonho muito especial…fazer uma renovação de votos na Toscana. A Josi e o Dagmar estavam comemorando 10 anos de casados e fariam uma viagem de um mês pela Itália, com uma esticadinha até Paris.

Renovação de votos na Toscana, na Itália
Renovação de votos na Toscana, na Itália
Foto: Josiane Ramos

A Yasmin, filha deles, que tem 5 anos os acompanhou e a viagem teve um gostinho ainda mais especial com a participação dela…foram tantos aprendizados e descobertas!

Publicidade

A família, que vive em Pinhais, no Paraná e tem descendência italiana, fez um giro completo pela Bota – começando por Roma e toda sua história, passando pelas praias da Costa Amalfitana, descobrindo os cantinhos da Toscana, se perdendo pelos canais de Veneza… enfim, se apaixonando pela cultura e berço dos seus antepassados.

Aqui ela conta pra gente um pouquinho desta experiência tão especial que teve a oportunidade de viver nesta viagem…um exemplo de gratidão como poucos!

Josi, por que decidiram renovar os votos na Toscana?

Meu sonho sempre foi casar em uma capela no alto de uma colina com o campo ao fundo. Organizamos a viagem bem na época em que completávamos 10 anos de casados, então unimos o útil ao agradável. Comecei a pesquisar e os lugares mais lindos da Itália, com essas características, eram na Toscana. Acabei escolhendo essa região e para quem viu os filmes da Toscana não tem como não se apaixonar.

Publicidade

Como foi organizar, à distância, a cerimônia de renovação de votos?

Foi desafiador e um pouco complicado. No início por que não tinha referências de alguém conhecido que tivesse feito algo igual ou parecido, e por isso, tive que correr atrás de tudo. O primeiro impeditivo foi o custo elevado. Como eu queria só uma renovação íntima, sem convidados, achei que ficaria mais em conta. Algumas agências aqui do Brasil, que fazem esse tipo de cerimônia, ao saber o meu orçamento disponível, já me informaram que não poderiam me atender. Quase desisti!

Eu queria uma cerimônia religiosa com um padre (somos católicos) e isso era primordial, a única empresa que conseguiu interpretar a minha necessidade e fazer do jeito que queríamos foi a @Yes_casamento_italia por meio da Marta que é brasileira e que fez toda essa interface entre nós e a Itália. Eu os encontrei no Instagram.

Foram muitos meses de conversa e envio de informações. Nos falávamos sempre e devagarinho tudo foi tomando forma. Tinha ainda o complicador do fuso horário que sempre atrapalhava para falarmos online ou rapidamente. Foi desafiador e um sucesso! Uma cerimônia simples, mas de um significado gigantesco que uniu e envolveu tanto os organizadores que no dia eles pareciam até nossos parentes.

Eles conseguiram um padre brasileiro que estava com parentes vindo do Amapá. Foram todos nossos convidados, assim como algumas pessoas da região que acabaram entrando na capela. Foi lindo e abençoado, como uma grande família.

Publicidade

E quanto custa uma cerimônia destas? 

Em média custa 1.400 euros, esse foi o valor que eu obtive com a maioria das empresas com que pesquisei. No meu caso com tudo saiu em torno de 1.000 Euros, incluindo os seguintes serviços:

  •  Igreja
  •  Padre
  • Flautista
  • Fotógrafo, desde a maquiagem (making off), na igreja, no almoço e depois fomos a um outro lugar para tirar fotos
  • Almoço
  • Livrinho da cerimônia
  • Enfeites da igreja
  • Maquiagem e cabelo meu e da Yasmin

Como foi a emoção e o que essa cerimônia representou para vocês?

A emoção foi tão grande como do casamento aqui no Brasil há 10 anos atrás. Mas foi ainda mais especial, porque além de termos a benção do padre pela nossa renovação, nossa filha, fruto desse amor, participou desse momento conosco. Não havia palavras para agradecer a Deus por tudo e por tantas bênçãos que recebemos.Em agosto desse ano completou 1 ano que eu estou curada de um câncer de colo de útero. Descobri a doença em 2015 quando tentava engravidar do meu segundo filho e desde lá foram muitas provações. 

Em 2015, eu tirei somente o colo do útero, pois queria preservar e tentar engravidar de novo. Em 2016, descobri que tinha ficado estéril e não poderia mais ter filhos, foi muito, muito difícil ter que abandonar esse sonho de ter mais um filho de forma natural. No final de 2016, descobri que o câncer havia voltado. Em 2017, fiz uma nova cirurgia para tirar tudo – útero, ovários… Depois fiz 45 dias de radioterapia e quimioterapia.

Publicidade

Terminei meu tratamento em agosto de 2017 e no mesmo dia fomos para Disney, pois decidi que a doença não iria me impedir de viver meus sonhos e da minha família. A renovação foi para agradecer a Deus pela nossa família, por ter me permitido estar com eles e para pedir que continue nos abençoando. Só quem já viu a morte passar tão perto entende que os momentos em família são dádivas de Deus e não devemos desperdiçar jamais. Vivo intensamente um dia de cada vez, por que o meu futuro a ele pertence.

O que a Itália passou a representar para vocês depois da viagem?

Passou a ser uma segunda casa. Ficamos tanto tempo que nos sentimos muito, mas muito bem mesmo. Conseguimos entender perfeitamente o que nossos antepassados passaram e quanto devem ter sofrido por saírem de seu país. Bateu um orgulho enorme de carregar essas raízes italianas e conhecer um pouquinho mais da nossa história. Apesar de tudo ter sido muito lindo e ter adorado passear pela Itália, não moraria lá. Nada mais maravilhoso que nosso Brasil, apesar de todos os problemas. 

Emocionante a história da Josi, né?! Realmente um exemplo de superação e gratidão. Josi, que você continue forte e saudável para desbravar o Brasil e o mundo em aventuras com a sua família! E que a sua história inspire e emocione mais e mais pessoas pelo caminho.

E se você se inspirou e quer dicas da Itália, clique e confira mais no Viagemdefamilia.com.

Veja também:

Publicidade
Os sons esquecidos do pracinhas
Video Player
Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se