Agência oferece tour pelos locais atingidos pela corrupção de Praga
Viver da corrupção de forma legal: é o que espera a Corrupt Tour, uma agência de viagens checa que oferece visitas aos lugares atingidos pelos corruptos e que foram apresentadas esta semana na feira de turismo de Praga.
A agência explica como e em que lugares da capital checa e da cidade de Usti nad Labem aconteceram os casos de corrupção mais famosos, oferecendo aos clientes a forma para entendê-los, em excursões de preços muito módicos. "Reconheço que isto denigre o nome de nosso país, mas tem coisas mais que positivas", declarou à Agência Efe Petr Sourek, fundador da entidade, que não aspira a nenhuma subvenção pública.
Sourek, de 37 anos, é tradutor, compõe obras de teatro e, junto com seus sete colegas da agência, confessa que esta nova ocupação é uma atividade secundária.
Da informação corporativa se vê o interesse em conseguir clientes alemães, já que este país é mais imune à corrupção, e não tanto, por exemplo, outros vizinhos como os austríacos. "Na Áustria também funciona o clientelismo dos dois partidos políticos principais, como aqui", afirma Sourek.
Entre os objetos vendidos na Corrupt Tour estão aparelhos que fazem barulho para evitar possíveis escutas enquanto os turvos acordos são negociados. "É muito interessante. Não lutamos contra a corrupção, mas nos beneficia. É meu trabalho", assinalou com ironia à Efe Ivanka, uma das guias da empresa cujo primeiro tour acontece neste domingo.
Trata-se do "Safári de Praga", um trajeto de duas horas e meia por um preço de 14 euros, que mostra "os ninhos dos pássaros praguenses", ou seja, onde vivem as pessoas das quais se fala em relação aos casos de corrupção. "É uma surpresa", diz Ivanka, que da mesma forma que seus companheiros de empresa veste um uniforme paramilitar."O objetivo é que os clientes se deem conta que a corrupção é patrimônio cultural imaterial de nosso país", ironiza a jovem checa.
Uma das rotas mostra os três imóveis nos quais mais acontece a corrupção, entre eles a Prefeitura da capital, onde se tornou tristemente famosa a operação Open Card, um projeto de cartão para múltiplos serviços que acabou custando muito mais do que o previsto.
Não fica atrás o túnel Blanka - a palavra "túnel" foi cunhada no idioma checo coloquial para se referir ao levantamento de bens -, e a cidade olímpica projetada de Letnany, um projeto frustrado depois que os checos retiraram sua candidatura. "Utilizaremos os dispositivos de som Prague Whispers para que os clientes ouçam bem, que vejam os lugares onde são feitos os tratos, e que possam desfrutar destes lugares onde se realiza a corrupção", diz o material publicitário da agência.
Outra das excursões é aos grandes hospitais públicos IKEM, Motol e Stresovice, três partes de uma série emocionante. "Seja 'coruja' da agência Corrupt Tour", acrescenta sobre os milionários e nem sempre justificados contratos públicos no setor da saúde.
Assim como a Argentina tem o tango e a Áustria suas cafeterias, estes jovens aspiram, com grande senso do humor, a que a Unesco reconheça este "patrimônio checo", que consiste no desvio sistemático de dinheiro, segundo explicam.
Aeroporto Internacional de Osaka, Japão No Japão Espaço é um recurso escasso e soluções inovadoras precisam ser encontradas. Para poder construir um aeroporto em Osaka, engenheiros projetaram uma estrutura colossal. Uma ilha artificial de 4 km por 2,5 km conectada com o litoral de Osaka por uma ponte de 3 km funciona como o Aeroporto Internacional de Kansai, com duas pistas de decolagem e o maior terminal de passageiros do planeta
Foto: JNTO
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Aeroporto de Gibraltar Encravado entre a Espanha e o Marrocos, o pequeno território colonial britânico de Gibraltar tem um aeroporto que foi construído durante a Segunda Guerra Mundial e que ainda funciona tanto para vôos comerciais quanto para vôos militares. A grande particularidade do aeroporto de Gibraltar é sua pista que cruza com a avenida Winston Churchill, uma das mais movimentadas da ilha
Foto: Andrew Griffith
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Aeroporto Internacional da Madeira, Portugal Situado a quase 1000 km de Lisboa, o arquipélago português da Madeira é formado por oito ilhas. A maior dela, a ilha da Madeira, é também onde está Funchal, capital do arquipélago conectada ao continente por um aeroporto que desafia até os pilotos mais experientes. Situadas sobre pilares, de maneira paralela entre o mar e as colinas, as pistas do aeroporto são ameaçadas pelas turbulências causadas pelos ventos vindos do mar
Foto: Madeira Island Tourism
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Aeroporto Internacional de Bangkok, Tailândia De longe, o Aeroporto Internacional de Bangkok, conhecido como Don Mueang, parece com qualquer outro aeroporto. Mas, olhando de mais perto, uma curiosidade faz deste um aeroporto único. Entre as duas pistas principais, um campo de golfe com dezoito buracos funciona como área de lazer para passageiros esperando para pegar seu voo
Foto: Reprodução
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Pista de Gelo da Base Mc Murdo, Antártida Aviões C-17 carregados de passageiros aterrissam na ponta sul da ilha de Ross, na Antártida, para chegar à base americana de Mc Murdo. A pista é usada apenas durante a primavera, após os meses de inverno, quando o clima que impede os vôos, e antes que o gelo derrete durante os meses de verão, época na qual aviões usam pistas alternativas
Foto: Scott Slocum, United States Antarctic Program
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Aeroporto de Congonhas, São Paulo Raros são os aeroportos que estão tão encravados dentro de uma cidade quanto o aeroporto de Congonhas está em São Paulo. Situado no bairro do Campo Belo, o aeroporto foi inaugurado em 1936 e viu a cidade crescer em sua volta. Avenidas e prédios em volta ameaçam a segurança dos vôos, e Congonhas conheceu uma tragédia em 2007, quando um avião saiu da pista e bateu num prédio
Foto: Agência Brasil
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Aeroporto de Courchevel, França Courchevel é uma das estações de esqui mais badaladas dos Alpes franceses. A pista do aeroporto de Courchevel, com apenas 520 metros de comprimento que desembocam numa altura de mais de 2 000 metros, é uma das mais perigosas do planeta. Apesar de assustadoras, as decolagens e os pousos dão aos passageiros uma bela vista sobre os picos nevados da região
Foto: Jon Harbord
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Aeroporto Internacional Princess Juliana, Saint Martin Situado perto de uma das muitas praias paradisíacas da ilha de Saint Martin, o Aeroporto Internacional Princess Juliana tem cenas que chamam a atenção. Sua pista curta, a poucos metros das areias brancas e das águas turquesa, faz com que aviões aterrissem e decolem passando muito perto dos banhistas. O barulho e o susto, claro, atrapalham os momentos de tranquilidade
Foto: alljengi
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Aeroporto de Svalbard, Noruega A meio caminho entre a Noruega continental e o Pólo Norte, a ilha de Spitzberg é a principal das que formam o arquipélago de Svalbard. O aeroporto de Svalbard, situado próximo à cida de de Longyearben, em Spitzberg, é o aeroporto comercial mais ao norte em todo o planeta, e tem vôos diários para as cidades de Oslo e Tromse
Foto: Ruben Rojo
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Aeroporto de Saba, Antilhas Holandesas Saba é uma pequena ilha das Antilhas holandesas, com boa parte de seus 13 km² cobertos por montanhas e casinhas onde moram seus 1 200 habitantes. A pista de aterrissagem do aeroporto Juan Yrausquin é extremamente curta, e está situada sobre uma ponta rochosa cercada por falésias. Apenas aviões de pequeno porte podem aterrissar na ilha, e a margem de erro é quase inexistente
Foto: Jochen Hagemann
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Aeroporto de Barra, Escócia Situado na baía de Traigh Mor, no arquipélago das ilhas Hébridas, o aeroporto escocês da ilha de Barra tem a particularidade de ser um dos únicos aeroporto do planeta a operar sobre a areia de uma praia. Além de verificar as condições meteorólogicas, muito complicadas na região, os pilotos têm de verificar o estado das marés antes de decolar ou pousar
Foto: Sela Yair
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Aeroporto Internacional de Hong Kong Inaugurado em 1998, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, conhecido como Chek Lap Kok, foi construído sobre uma ilha de 5 km². Desde então, recebeu numerosos prêmios de qualidade no conforto aos passageiros, com opções de lazer como campo de golfe, lojas, e simuladores esportivos
Foto: Kudumomo
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Aeroporto Internacional Tocontin, Honduras Próximo ao centro de Tegucigalpa, capital de Honduras, o Aeroporto Internacional Tocontin foi inaugurado em 1934. Desde então, o aeroporto sofreu diversas críticas e protagonizou acidentes, por sua pista curta e cercada por montanhas, que causam muitas dificuldades aos pilotos
Foto: Enrique Galeano Morales
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Aeroporto Qamdo Bangda, Tibete Aeroporto mais alto do mundo, mais de 4 300 metros acima do nível do mar, o Aeroporto Qamdo Bangda, no leste do Tibete, detém também o recorde de pista de aterrissagem mais longa, com mais de 5 500 metros de comprimento. O tamanho da pista se deve à dificuldade maior para parar o avião em razão da altitude
Foto: Reprodução
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Aeroporto Internacional Rei Fahd, Dammam, Arábia Saudita O Aeroporto Internacional Rei Fahd da cidade de Dammam, na Arábia Saudita, é o maior aeroporto do mundo em extensão, com cerca de 500 km². O aeroporto é tão imenso, que é 18 km² maior que o Bahrein, vizinho da Arábia Saudita
Foto: stock.xchng
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Aeroporto Internacional de Denver, Estados Unidos Apontado frequentemente como melhor dos Estados Unidos, o Aeroporto Internacional de Denver, no Estado americano do Colorado, é facilmente reconhecível por seu telhado ondulado. O aeroporto é coberto por uma capota elástica feita em tecido revestido por Teflon, e ganha um visual ainda mais diferente com as Montanhas Rochosas como pano de fundo
Foto: Getty Images
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Aeroporto Internacional de Macau Antiga colônia portuguesa no litoral da China, o pequeno território de Macau tinha problemas para receber aviões de grande porte até 1995, quando seu Aeroporto Internacional foi inaugurado. A pista de aterrissagem, com mais de 3 300 metros de comprimento, foi instalada sobre uma faixa de terra adjacente à ilha de Taipa
Foto: Reprodução
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Aeroporto de Copalis, Washington, Estados Unidos Situado no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, o aeroporto da praia de Copalis tem uma pista sobre a areia entre as montanhas e as águas do rio Copalis. Qualquer aterrissagem é arriscada, e os pilotos devem sobrevoar a pista várias vezes antes de pousar, para evitar objetos deixados pela maré