Já imaginou navegar em um quebra-gelo movido por reatores nucleares? Ou que tal a bordo de um cargueiro, repleto de containers? O mundo dos cruzeiros está cheio de embarcações e formas de viajar curiosas. Desde os transatlânticos modernos que batem recordes de tamanho e são praticamente megalópoles em alto-mar até navios de uso comercial que foram transformados em embarcações de passageiros, ou excentricidades como reconstruir um clássico que naufragou, as possibilidades para uma viagem marcante e diferente são diversas. Confira 10 opções de cruzeiros curiosos.
Maior cruzeiro do mundo – Se navios de cruzeiro fossem realmente cidades flutuantes, como se costuma dizer, o Allure of the Seas seria a megalópole entre eles. A embarcação da Royal Caribbean International é atualmente a maior do mundo, com 361,79 metros de comprimento e 225,282 toneladas brutas. Mas não é só isso que faz do Allure uma megacidade em alto-mar. Dentro dele os hóspedes podem explorar sete bairros temáticos, com uma série de restaurantes, atividades como teatro, brinquedos e parques que contam até com plantas e árvores verdadeiras.
Maior cruzeiro do mundo – Se navios de cruzeiro fossem realmente cidades flutuantes, como se costuma dizer, o Allure of the Seas seria a megalópole entre eles. A embarcação da Royal Caribbean International é atualmente a maior do mundo, com 361,79 metros de comprimento e 225,282 toneladas brutas. Mas não é só isso que faz do Allure uma megacidade em alto-mar. Dentro dele os hóspedes podem explorar sete bairros temáticos, com uma série de restaurantes, atividades como teatro, brinquedos e parques que contam até com plantas e árvores verdadeiras
Foto: Royal Caribbean International/Divulgação
2 de 10
Maior veleiro de cruzeiro – Inspirado no maior veleiro já construído, o lendário Preussen, inaugurado em 1902, a Star Clippers encomendou o Royal Clippers, atualmente o maior veleiro de cruzeiros do mundo. Inaugurado em 2000, o navio conta com 133,80 metros de comprimento e pesa 5 mil toneladas. Sua propulsão é garantida por cinco mastros e 42 velas, além de motores a diesel. Por não ser tão grande quanto um transatlântico comum, ele tem a vantagem de poder atracar em portos menores e menos visitados
Foto: Alvov/Shutterstock
3 de 10
Quebra gelos nuclear de cruzeiro - Já imaginou navegar a bordo de um quebra-gelos nuclear? Pois existem algumas companhias de cruzeiro especializadas em expedições que oferecem isso. O 50 Years of Victory é um desses navios e se destaca por ser o maior do seu tipo no mundo. Em atuação pela Quark Expeditions, este navio pode navegar através de camadas de gelo de até 2,5 metros de profundidade
Foto: Quark Expeditions/Divulgação
4 de 10
Tugboat de cruzeiros – Um tugboat – navio de manobra - geralmente é usado na indústria de cruzeiros para ajudar na navegação dos navios de passageiros. Só que a companhia canadense Maple Leaf Adventures resolveu pegar o Swell, um tugboat clássico de 102 anos, e reformá-lo para que ele faça cruzeiros. O navio de 26 metros de comprimento é feito de madeira e tem capacidade para apenas 10 hóspedes. Durante 92 anos, prestou serviços de manobra para a Victoria Tug and Barge Company
Foto: Maple Leaf Adventures/Divulgação
5 de 10
Titanic II – Nenhum navio de cruzeiros foi mais marcante do que o Titanic. O glamouroso transatlântico, que em sua primeira viagem naufragou ao se chocar com um iceberg, tem uma história trágica e que já rendeu até filme recordista em prêmios e até hoje desperta fascínio. Pois um bilionário australiano achou que seria uma boa ideia construir um cruzeiro quase idêntico ao navio e batizá-lo como Titanic II. Prometido para 2016, seu desenho é idêntico ao original, mas a tecnologia usada é a atual e todos os sistemas de segurança serão modernos (boa parte deles instituídos justamente depois do desastre de 1912). Outra curiosidade é que sua viagem inaugural repetirá o roteiro do seu irmão mais velho, entre Saouthampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, onde o Titanic jamais atracou
Foto: Blue Star Line/Divulgação
6 de 10
Navio da Rainha – Originalmente um ferry que transportou durante 25 anos passageiros e carros, o Hebridean Princess, da companhia Hebridean Island Cruises, virou símbolo de sofisticação quando reformado em 1989 e transformado em navio de cruzeiros. Uma das curiosidades do navio para apenas 50 passageiros é que a própria Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, é uma de suas admiradoras. Ela já fretou-o duas vezes para passar as férias com a família real britânica
Foto: Hebridean Island Cruises/Divulgação
7 de 10
Menor navio – Se você acha que navios de cruzeiro são muito cheios e prefere mais exclusividade, o Premium Valentine é o ideal. Esse navio operado pela Indochina Sails possui apenas duas cabines, cada uma delas com 22 metros quadrados. Com roteiros curtos no Vietnã, o Premium Valentine é um navio para viagens extremamente luxuosas, que conta com cabines decoradas com madeira de lei, grandes janelas e banheiros em mármore, além de jacuzzi exclusiva
Foto: Indochina Sails/Divulgação
8 de 10
Propulsão por pás – Muito comum no passado, a propulsão por pás é uma técnica antiga e pouco usada atualmente para cruzeiros. Pois em 2016 a Croisi Europe lançará o MS Elbe Princesse, navio fluvial que navegará o ano inteiro pelo Rio Elbe, na Alemanha, movido por esse sistema. O curioso método de propulsão foi adotado pela companhia nesta embarcação justamente por ser a única forma encontrada para que se pudesse trafegar pelo Elbe ininterruptamente, já que as rodas de pás permitem que o navio se mova pelo rio mesmo quando o nível de água está muito baixo
Foto: Croisi Europe/Divulgação
9 de 10
Maior barco a vapor - Uma forma clássica de navegar eram os barcos a vapor. Atualmente, algumas companhias oferecem essa possibilidade, como é o caso da American Queen Steamboat Company, dos Estados Unidos, dona do maior navio desse tipo no mundo, o American Queen. Com design das embarcações clássicas da era Vitoriana norte-americana e sua opulência, uma viagem a bordo pelo Mississippi é uma forma de voltar no tempo
Foto: Joseph Sohm/Shutterstock
10 de 10
Cruzeiro em navio cargueiro – Já imaginou navegar num navio repleto de containers? É possível, e mais comum do que parece. Diversas companhias de carga também oferecem vagas para passageiros em cruzeiros a bordo de seus navios. Essas embarcações, claro, oferecem uma experiência bem diferente dos cruzeiros comuns. Primeiro porque não há muitas atividades disponíveis a bordo, já que o principal objetivo é o transporte de cargas. Segundo porque são poucas vagas para hóspedes, o que torna a viagem bem mais silenciosa e calma. Apesar disso, as refeições a bordo costumam ser de alto padrão e o hóspede ainda está sempre em contato com a equipe e o capitão
Foto: Jeffrey B. Banke/Shutterstock
Maior veleiro de cruzeiro – Inspirado no maior veleiro já construído, o lendário Preussen, inaugurado em 1902, a Star Clippers encomendou o Royal Clippers, atualmente o maior veleiro de cruzeiros do mundo. Inaugurado em 2000, o navio conta com 133,80 metros de comprimento e pesa 5 mil toneladas. Sua propulsão é garantida por cinco mastros e 42 velas, além de motores a diesel. Por não ser tão grande quanto um transatlântico comum, ele tem a vantagem de poder atracar em portos menores e menos visitados.
Quebra gelos nuclear de cruzeiro - Já imaginou navegar a bordo de um quebra-gelos nuclear? Pois existem algumas companhias de cruzeiro especializadas em expedições que oferecem isso. O 50 Years of Victory é um desses navios e se destaca por ser o maior do seu tipo no mundo. Em atuação pela Quark Expeditions, este navio pode navegar através de camadas de gelo de até 2,5 metros de profundidade.
Quebra gelos nuclear de cruzeiro - Já imaginou navegar a bordo de um quebra-gelos nuclear? Pois existem algumas companhias de cruzeiro especializadas em expedições que oferecem isso. O 50 Years of Victory é um desses navios e se destaca por ser o maior do seu tipo no mundo. Em atuação pela Quark Expeditions, este navio pode navegar através de camadas de gelo de até 2,5 metros de profundidade
Foto: Quark Expeditions/Divulgação
Tugboat de cruzeiros – Um tugboat – navio de manobra - geralmente é usado na indústria de cruzeiros para ajudar na navegação dos navios de passageiros. Só que a companhia canadense Maple Leaf Adventures resolveu pegar o Swell, um tugboat clássico de 102 anos, e reformá-lo para que ele faça cruzeiros. O navio de 26 metros de comprimento é feito de madeira e tem capacidade para apenas 10 hóspedes. Durante 92 anos, prestou serviços de manobra para a Victoria Tug and Barge Company.
Titanic II – Nenhum navio de cruzeiros foi mais marcante do que o Titanic. O glamouroso transatlântico, que em sua primeira viagem naufragou ao se chocar com um iceberg, tem uma história trágica e que já rendeu até filme recordista em prêmios e até hoje desperta fascínio. Pois um bilionário australiano achou que seria uma boa ideia construir um cruzeiro quase idêntico ao navio e batizá-lo como Titanic II. Prometido para 2016, seu desenho é idêntico ao original, mas a tecnologia usada é a atual e todos os sistemas de segurança serão modernos (boa parte deles instituídos justamente depois do desastre de 1912). Outra curiosidade é que sua viagem inaugural repetirá o roteiro do seu irmão mais velho, entre Saouthampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, onde o Titanic jamais atracou.
Publicidade
Navio da Rainha – Originalmente um ferry que transportou durante 25 anos passageiros e carros, o Hebridean Princess, da companhia Hebridean Island Cruises, virou símbolo de sofisticação quando reformado em 1989 e transformado em navio de cruzeiros. Uma das curiosidades do navio para apenas 50 passageiros é que a própria Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, é uma de suas admiradoras. Ela já fretou-o duas vezes para passar as férias com a família real britânica.
Menor navio – Se você acha que navios de cruzeiro são muito cheios e prefere mais exclusividade, o Premium Valentine é o ideal. Esse navio operado pela Indochina Sails possui apenas duas cabines, cada uma delas com 22 metros quadrados. Com roteiros curtos no Vietnã, o Premium Valentine é um navio para viagens extremamente luxuosas, que conta com cabines decoradas com madeira de lei, grandes janelas e banheiros em mármore, além de jacuzzi exclusiva.
Propulsão por pás – Muito comum no passado, a propulsão por pás é uma técnica antiga e pouco usada atualmente para cruzeiros. Pois em 2016 a Croisi Europe lançará o MS Elbe Princesse, navio fluvial que navegará o ano inteiro pelo Rio Elbe, na Alemanha, movido por esse sistema. O curioso método de propulsão foi adotado pela companhia nesta embarcação justamente por ser a única forma encontrada para que se pudesse trafegar pelo Elbe ininterruptamente, já que as rodas de pás permitem que o navio se mova pelo rio mesmo quando o nível de água está muito baixo.
Maior barco a vapor - Uma forma clássica de navegar eram os barcos a vapor. Atualmente, algumas companhias oferecem essa possibilidade, como é o caso da American Queen Steamboat Company, dos Estados Unidos, dona do maior navio desse tipo no mundo, o American Queen. Com design das embarcações clássicas da era Vitoriana norte-americana e sua opulência, uma viagem a bordo pelo Mississippi é uma forma de voltar no tempo.
Publicidade
Cruzeiro em navio cargueiro – Já imaginou navegar num navio repleto de containers? É possível, e mais comum do que parece. Diversas companhias de carga também oferecem vagas para passageiros em cruzeiros a bordo de seus navios. Essas embarcações, claro, oferecem uma experiência bem diferente dos cruzeiros comuns. Primeiro porque não há muitas atividades disponíveis a bordo, já que o principal objetivo é o transporte de cargas. Segundo porque são poucas vagas para hóspedes, o que torna a viagem bem mais silenciosa e calma. Apesar disso, as refeições a bordo costumam ser de alto padrão e o hóspede ainda está sempre em contato com a equipe e o capitão.