Gramado, cidade mais europeia do Brasil, está há quase seis meses sem nenhum registro de roubo ou morte por execução. Diferente de outras cidades brasileiras, que sofrem com guerra de facções e territórios sob o domínio do crime organizado, o município gaúcho, de pouco mais de 40 mil habitantes, tem baixos índices de criminalidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Polícia Civil, o último roubo registrado na cidade foi em 24 de junho, e o homicídio no dia 6 do mesmo mês. “Tivemos apenas 2 homicídios registrados neste ano. Um trata-se de crime passional, e o outro crime de execução envolvendo o tráfico de drogas. Os autores desses crimes foram identificados e presos”, informou ao Terra a delegada Fernanda Seibel Aranha.
O Anuário da Segurança Pública 2025 mostra que as cidades com as maiores taxas de homicídio por 100 mil habitantes no Brasil são marcadas por conflitos entre facções e grupos criminosos. Sem registro de área dominada por facção na cidade, dados divulgados pela Brigada Militar apontam que Gramado não teve nenhum homicídio no ano passado.
“Furtos em residências ainda temos casos, com incidência menor nos estabelecimentos comerciais. Estelionato e outros golpes são registrados com maior incidência”, completou a delegada.
Europa brasileira
Gramado é conhecida como Europa brasileira por causa de sua arquitetura, estrutura em geral e atrações. A cidade tem diversos imóveis produzidos no estilo bávaro e enxaimel, típicos da arquitetura alemã. Além disso, a cidade é bastante arborizada, colorida e bem cuidada.
A famosa Rua Coberta, que fica no centro de Gramado, é conhecida por sua arquitetura em estilo enxaimel. Por isso, ela lembra bastante alguns mercados cobertos típicos de algumas cidades da Europa.
Com uma economia impulsionada pelo turismo, comércio e serviços, o município possui alta qualidade de vida e boa infraestrutura para seus moradores e visitantes.
Nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, a cidade recebe a Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios turísticos das Américas. O evento reúne autoridades e marca o início de uma edição histórica, com 17 mil participantes.
*Repórter viajou para Gramado a convite do Festuris