Desta vez, o aniversário de São Paulo, que completa 472 anos, não favorece viagens mais longas.
Mas como todo domingo tem cara de parque, a dica do Viagem em Pauta é ficar por aqui mesmo e conhecer algumas das áreas verdes da cidade, do centro às periferias.
"Celebrar o aniversário de São Paulo também é reconhecer a importância dos parques para a qualidade de vida na cidade, inclusive por serem espaços que registram temperaturas mais amenas", diz Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia, organização que atua para incentivar a visitação nos parques do Brasil.
Parques em São Paulo
ZONA LESTE
Parque do Carmo
parquedocarmo.net
Tem campos de futebol, ciclovia e pista de corrida e áreas para piqueniques e práticas esportivas. Também se destaca por sua importância ambiental, com lagos, áreas de observação de aves e o famoso Bosque das Cerejeiras, que floresce no inverno.
Diariamente, das 05h30 às 20h.
ZONA OESTE
Parque Cemucam (Centro Municipal de Campismo)
cemucam.com
Na divisa entre São Paulo e Cotia, o Cemucam é um dos maiores parques da região, com
clima de mata fechada, trilhas, áreas para piquenique, churrasqueiras e espaço para
esportes. Tem lanchonete e estrutura para passar o dia inteiro em contato com a
natureza. Diariamente, das 6h às 18h, incluindo finais de semana e feriados.
ZONA NORTE
Parque Cidade de Toronto
Próximo à Rodovia dos Bandeirantes, tem espaço para lazer e atividades ao ar livre, com churrasqueiras, quiosque, aparelhos de ginástica, pista de cooper, paraciclo, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas e um lago com ponte de madeira. Aos domingos, das 10h às 16h, o parque promove atividades do Bosque da Leitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Diariamente, das 6h às 18h.
ZONA SUL
Parque Burle Marx
Com projeto paisagístico assinado pelo arquiteto que dá nome ao parque, o local combina jardins bem cuidados, trilhas, lagos e áreas gramadas. É uma opção mais tranquila, voltada para caminhadas, contemplação e piqueniques. Diariamente, das 7h às 19h.
CENTRO
Parque Augusta - Prefeito Bruno Covas
parqueaugusta.com.br
Em meio aos prédios do centro expandido, é um verdadeiro respiro verde, com infraestrutura planejada para proporcionar momentos de lazer, cultura e bem-estar. O parque conta com trilhas, playground, redário, equipamentos de ginástica, áreas para pets e espaços para atividades culturais. Diariamente, das 5h às 21h.
Parque Buenos Aires
Combina áreas de lazer e contemplação em um espaço com playground, aparelhos de ginástica, gramados para piqueniques, espelho d'água, espaço para apresentações culturais e área cercada para cães. Diariamente, das 6h às 22h (após às 19h, acesso pelo portão principal, na Avenida Angélica, s/nº - altura do nº 1500).
GRANDE SÃO PAULO
Parque Estadual da Cantareira - Guarulhos
cabucu.ingressosparquespaulistas.com.br
Uma das maiores áreas de mata tropical da Grande São Paulo, o Parque Estadual da
Cantareira se estende por Guarulhos, Mairiporã, Caieiras e a capital. Oferece ciclovia, 15
trilhas de diferentes níveis de dificuldade e atrações como Pedra Grande, Águas Claras e
Engordador. De quarta-feira a domingo, entrada das 8:00 às 14:00, com permanência até as 16:00.
Veja vídeos
Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia - Mauá
Conhecido como Parque das Nascentes do Tamanduateí, o espaço protege diversas
nascentes do rio homônimo e integra uma Área de Proteção Ambiental (APA). Projetado pelo arquiteto Burle Marx, em 1975, o parque tem viveiro, trilhas e a famosa gruta, onde recentemente foi encontrada uma espécie única de caranguejo no mundo. Diariamente, das 6h às 18h.
Parque Chico Mendes - Osasco
Fica no bairro City Bussocaba e combina áreas de lazer, natureza e esportes. O espaço possui trilhas, lago com peixes, patos e tartarugas, além de contar com horta e orquidário. Diariamente, das 6h às 18h.
fonte: Instituto Semeia