Muito além das ilhas com praias de águas de tons cristalinos, o Caribe é uma extensa (e cobiçada) área de 700 ilhas e ilhotas, entre o golfo do México, a América Central e o norte da América Sul.
Por isso, existe vida (e turismo) em muitos outros destinos dessa região, conhecida também por cavernas, vulcões, mar tranquilo em certos pontos e áreas únicas de mergulho.
Só não vale se empolgar com promoções de passagens aéreas, em plena temporada de furação, que costuma ir de junho a novembro, cujo pico vai de agosto a outubro.
3 destinos no Caribe
MARTINICA
A ilha faz parte do arquipélago das Antilhas, um arco vulcânico localizado entre o oceano Atlântico e o Mar do Caribe, a 450 km da costa da América do Sul.
O destino está entre outras duas ilhas das Pequenas Antilhas - Guadalupe, ao norte, e Santa Lucía, ao sul - e é considerado um departamento ultramarino francês, ou seja, é a França além-mar, um pedaço do país que não fica exatamente na Europa.
Ainda desconhecida do turista brasileiro, a ilha tem uma variedade de atividades para todos os perfis de visitantes, de roteiros históricos a turismo de aventura, passando por museus, destilarias de rum e praias de águas cristalinas.
Além das praias caribenhas que dispensam longas explicações, a Martinica tem trilha até o cume do Monte Pelée, o ponto mais alto da ilha, um vulcão ativo no Parc Naturel Régional de la Martinique que, desde o ano passado, é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Outro destaque é a bela Habitation Céron, na comuna de Le Prêcheur, onde fica a Árvore da Chuva, conhecida também como Chorona, que já foi considerada uma das mais bonitas da Europa e, nesse caso, do Caribe.
A Le Zamana, como é chamada em francês, tem cerca de 350 anos e é capaz de gerar cinco mil m² de sombra, em meio a um jardim tropical de uma antiga refinaria de açúcar do século 17.
Desde maio de 2023, o Caribe ficou mais perto do turista brasileiro. E, dessa vez, vai ser como desembarcar na França, sem ter que cruzar o Atlântico.
A Air France opera a rota entre Belém, no Pará, e Caiena, capital da Guiana Francesa. É logo ali, mas a viagem ainda não terminou. Dali, a mesma aeronave segue para Fort-de-France, porta de entrada da Martinica, no Caribe francês.
O voo segue também para outro destino nas Caraíbas, Pointe-à-Pitre, principal cidade da ilha vizinha de Guadalupe, ao norte da Martinica.
ILHAS VIRGENS BRITÂNICAS
A leste de Porto Rico, esse arquipélago tem mais de 60 ilhas, onde luxo e isolamento fazem da região uma das paradas mais exclusivas de quem desembarca no Caribe.
O destaque da 'capital mundial da navegação' são as navegações, favorecidas pelo suaves ventos constantes e com um conjunto de ilhas próximas que permitem deslocamentos visuais.
A ilha principal é Tortola, a mais povoada do destino, endereço de um centro movimentado com comércio como lojas de aluguel de barcos, supermercado e pequenos estabelecimentos.
Um dos destaques é a rota histórica por destilarias produtoras de rum, produto da época em que os engenhos e o trabalho escravizado movimentavam a economia local, no século 18, como a Callwood Distillery, em funcionamento há mais de 220 anos, em Cane Garden Bay.
Já em Virgin Gorda, terceira maior ilha de BVI (abreviatura de British Virgin Islands), o visitante encontra um dos atrativos naturais mais famosos de todo o arquipélago: The Baths, um labirinto de imensos blocos de granito que formam grutas a céu aberto.
Essa sequência de piscinas naturais cobertas alimentadas pela água morna do mar termina em Devil's Bay, uma praia de ondas fortes que refrescam os que se aventuram pela trilha de The Baths.
BELIZE
Espremido entre o México e a Guatemala, esse destino caribenho tem sotaque crioulo e mar do Caribe na porta de casa.
Tem também praias de areias brancas e águas cristalinas, população multiétnica, mistura de línguas, áreas virgens protegidas e até uma culinária regional que tem gosto (e ingredientes) de comida brasileira.
Essa antiga colônia britânica recebeu os primeiros europeus, em 1502, quando Cristóvão Colombo passou por ali; abrigou ingleses por 150 anos, a partir de 1638; recebeu negros da ilha caribenha de San Vicente, em busca de terreno fértil, em 1802; e só se tornaria independente, em 1981.
Daí a variedade de atrativos, como o templo Caracol, no Parque Nacional Chiquibul, próximo a Guatemala, e a Mountain Pine Ridge Forest Reserve, reserva florestal conhecida pela navegação em canoas pelo interior de uma caverna alagada.
Belize é conhecido também pelos mergulhos num dos melhores pontos do mundo para a prática dessa atividade (e quem disse isso foi Jacques Cousteau).
Suas águas têm temperatura média de 26° e abrigam a maior barreira de corais do Hemisfério Norte, um anel natural de 297 km de extensão, ideal tanto para a prática de snorkeling quanto para mergulhos de viajantes certificados.
Uma das dicas é a Silk Caye Marine Reserve, a 36 km da cidade de Placencia, em Stann Creek District, onde paredões profundos e cânions marinhos se exibem em mergulhos de mais de 30 metros de profundidade.