Tênis: esporte pode ser um grande aliado na luta contra a ansiedade

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

16 abr 2024 - 13h36
(atualizado às 18h01)

De acordo com o mapeamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Sendo assim, um exercícios físico ajuda a liberar endorfinas, os neurotransmissores, que melhoram o humor e reduzem o estresse.

Tênis para o combate da ansiedade
Tênis para o combate da ansiedade
Foto: Shutterstock / Sport Life

Aí é que surge a oportunidade da prática do tênis! O médico cirurgião geral e endoscopista e franqueado da Fast Tennis Dr. Paolo Sciavicco indica o tênis para o combate da ansiedade.

Publicidade

Saiba como usar o tênis para o combate da ansiedade

"Comparado a outras atividades físicas, essa modalidade oferece uma combinação única de elementos físicos, mentais e emocionais, tornando-o especialmente eficaz no gerenciamento da ansiedade. Seu aspecto social e comunitário, como jogar em equipe e com amigos, pode proporcionar um senso de pertencimento, apoio e camaradagem. O que pode ser reconfortante e auxiliar a reduzir a aflição", alegou.

Além de promover distração positiva, essa liberação auxilia no aumento da autoestima e na melhora da qualidade do sono. Uma técnica útil no tênis para aliviar os sintomas é a respiração consciente e focada. Que pode ajudar a acalmar a mente e melhorar o desempenho durante o jogo.

"Recomendo o esporte como uma forma de lidar com a angústia, pois combina os benefícios da atividade física com aspectos cognitivos e emocionais que podem auxiliar a promover o bem-estar geral. Além dos benefícios físicos, a modalidade contribui com a saúde mental e emocional através do desenvolvimento de habilidades como resiliência, disciplina, trabalho em equipe e controle emocional", ressalta.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações