Patrocínio

Especialista comenta como tratar afta em crianças

E qual é a importância de escovar a língua dos pequenos?

29 nov 2019 - 10h00

A Dra. Tania voltou ao canal de Saúde Bucal para falar um pouco mais da higiene bucal de nossos filhos e responder dúvidas enviadas pelos leitores após sua primeira participação.

Como funciona a ortodontia preventiva para as crianças?

Publicidade

Devemos observar desde o início da primeira infância, a importância do aleitamento materno, hábitos de sucção (chupeta, dedo).

Hábitos relacionados à deglutição e respiração, sequência de erupção dos dentes, introdução de alimentos fibrosos na época correta.

Todos esses fatores são importantes para um bom desenvolvimento craniofacial e oclusão, funcionando como ortodontia preventiva.

Qual é a importância da escovação da língua para nossos filhos?

Publicidade

A mesma importância para a nossa, praticando essa escovação removemos restos alimentares e bactérias.

Foto: Reprodução

Combate a halitose (cheiro ruim), e previne a diminuição do fluxo de saliva e por consequente evita o surgimento de cárie.

Temos a disposição no mercado alguns limpadores infantis específicos para a língua, mas podemos utilizar a escova de dente também.

Aftas em crianças, como tratar nessa idade? Pode ser sinal de outra coisa?

Aftas são muito dolorosas e causam muito desconforto, é importante que os pais procurem um dentista para orienta-los como diminuir os sintomas que são muito desconfortáveis para as crianças dificultando até a alimentação e sono as vezes confundindo até com cárie.

Entre as possíveis causas temos: fatores emocionais, ingestão de alimentos ácidos, problemas gastrointestinais, traumas e baixa imunidade.

A afta pode ter duração de 7 a 10 dias, muitas vezes acabam desaparecendo sozinhas, porém podemos usar medicações paliativas para ajudar o processo de dor.

Publicidade

O tratamento costuma incluir laser terapia aplicado no consultório, muito eficaz além de analgésicos via oral ou pomadas, o mais importante destacar que apenas o profissional pode indica- lós. O uso de probióticos também contribui positivamente.

Alguns outros cuidados podem ajudar nessa fase, evitar alimentos ácidos (limão, abacaxi etc.) e muito temperados, abusar de alimentos mais gelados como gelatina e sorvete.

O dente de leite está mole, quais são as melhores dicas neste caso?

A criança fica muito feliz nessa fase, mais pode gerar uma expectativa grande quanto ao tempo que vai demorar para o dentinho cair.

Abusem de alimentos fibrosos (maçã, milho, pera, etc.) que são importantes também para todo o desenvolvimento da oclusão e ajudam o dentinho cair naturalmente.

Publicidade

É importante nessa fase ter um acompanhamento de um Odontopediatra, para observar se a sequência de erupção está correta.

A cronologia (idade que o dente cai) difere bastante de criança para criança. Normalmente os primeiros dentes moles são os incisivos inferiores.

Foto: Livre

Quais são os primeiros cuidados em caso de acidente e meu filho quebrar um dente?

O primeiro cuidado é acalmar a criança e tentar acalmar os pais e saber a idade da criança e a extensão da fratura. Se for um dente de leite e for uma quebra bem pequena, normalmente o dente não fica mole, pois a força da batida se dissipa na fratura.

A mãe ou responsável tem que observar se o dente não está pontiagudo o que poderia machucar os lábios. Se for uma extensão maior, algumas vezes necessita o tratamento do canal do dente

Em todos os casos precisamos de um acompanhamento radiográfico, feito por um Odontopediatra, além da restauração (devolver a forma do dente).

Em todos os casos é importante manter a boca limpa e dar alimentos mais pastosos para a criança durante um período e pedir para usar os dentes posteriores, para o dente quebrado não sofrer mais traumas (como a de um alimento duro)

Publicidade

Se a fratura for em um incisivo permanente, procurar o pedaço quebrado e guardar em soro fisiológico e procurar o profissional rápido que poderá tentar fazer com muito sucesso a colagem do fragmento e acompanhamento radiográfico

______________________________________________________________________________________________________

Dra. Tania Regina Chiarizzi

Especialista e Mestre em Odontopediatria

Rua Mariana Correa, 58

(11) 3061-1300

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se