Por que a contenção higiênica nos dentes pode causar até a extração?

Debate sobre o uso do tratamento odontológico virou assunto nas redes sociais; especialista explica riscos

16 abr 2024 - 12h46
Resumo
A professora titular de Ortodontia da USP, Daniela Garib, levantou uma questão acerca dos riscos de intercorrências no uso de contenções higiênicas fixas para manter os dentes na posição correta após o tratamento ortodôntico. Acúmulo de placa e tártaro, desmineralização dos dentes e irritações gengivais e possível periodontite são alguns dos riscos que podem ocorrer.
Foto: Reprodução Redes Sociais/ Instagram @daniela_garib

A professora titular de Ortodontia da Universidade de São Paulo, Daniela Garib, usou seu perfil nas redes sociais no último domingo (14) para levantar uma questão sobre o uso de contenção higiênica fixa nos dentes. De acordo com a pesquisadora, existem riscos de intercorrências quando as contenções inferiores com loops interproximais (veja foto acima) são utilizadas. 

As contenções higiênicas são utilizadas após tratamentos ortodônticos, como o uso de aparelhos dentários, para manter os dentes na posição correta. Elas ajudam a evitar que os dentes voltem à sua posição original após o tratamento ortodôntico e costumam ter loops entre os dentes para facilitar a higiene bucal durante o uso.

Publicidade

“A flexibilidade deste tipo de contenção pode produzir um movimento vestibular das raízes dos incisivos inferiores, causando deiscências ósseas. Recessões gengivais também podem se desenvolver”, escreveu a doutora em Ortodontia e Ortopedia Facial, relatando que casos com contenção são notificados com recorrência. 

Visitas regulares ao dentista podem prevenir problemas

Em entrevista ao Terra, o cirurgião dentista Adriano Rafael explica que a situação é muito incomum, mas pode acontecer pela contenção ser feita de aço e precisar de tratamento térmico. 

“Quando você coloca, tem que fazer um tratamento térmico. Geralmente o laboratório de próteses envia essa contenção com esse tratamento térmico realizado, se ele não for feito, em alguns casos, por mudança constante de temperatura na boca, o aço pode sofrer essa mudança e mudar a posição fazendo essa pressão nos dentes e jogando a raiz para fora, ocorrendo essa decência óssea, que é a exposição da raiz para fora do osso”, diz o especialista. 

Embora projetada para facilitar a limpeza bucal, a contenção higiênica pode apresentar riscos associados que, se não devidamente gerenciados, podem afetar a saúde bucal a longo prazo.

Publicidade

“A longo prazo, uma contenção higiênica mal cuidada pode levar à gengivite e, eventualmente, à periodontite, uma condição mais séria que pode afetar a integridade dos dentes e do tecido de suporte, levando a mobilidade ou perda dental”, comenta o dentista.

Entre os principais riscos associados à contenção higiênica, o dentista destaca:

Acúmulo de Placa e Tártaro

Mesmo sendo mais fácil de limpar do que as contenções tradicionais, o design da contenção higiênica ainda pode permitir algum acúmulo de placa nas áreas menos acessíveis, especialmente se a higiene bucal não for meticulosa.

Desmineralização dos Dentes

O uso prolongado de contenções pode levar à desmineralização ao redor dos pontos de fixação do fio, se a higiene bucal não for adequada.

Publicidade

Irritação Gengival e Periodontite

A contenção pode irritar as gengivas ou contribuir para o desenvolvimento de problemas gengivais se houver acúmulo contínuo de placa.

O profissional destaca que pacientes que já têm predisposição para doenças gengivais ou que têm um histórico de higiene bucal inadequada podem estar mais propensos a desenvolver problemas que podem levar à necessidade de extração dental.

Os sinais de que a contenção higiênica pode estar causando danos incluem:

  • Gengivas recuadas ou inflamadas ao redor dos dentes onde a contenção está fixada.
  • Sensibilidade ou dor nos dentes adjacentes à contenção.
  • Mobilidade dos dentes ou aumento do espaço entre os dentes, o que pode indicar perda óssea subjacente.

Para os que precisam do tratamento, algumas alternativas podem ser substituídas pela contenção fixa, como por exemplo, a contenção removível, que permite uma limpeza mais completa e fácil dos dentes e da própria contenção.

“Independente do tipo de contenção escolhido, visitas regulares ao dentista para ajustes e limpeza profissional podem prevenir muitos dos problemas associados às contenções fixas”, alerta o dentista.

Publicidade

Ao considerar o uso de uma contenção higiênica ou qualquer outro tipo de dispositivo ortodôntico, é crucial manter uma boa higiene bucal e seguir as recomendações do seu ortodontista para minimizar os riscos e manter a saúde bucal em ótimas condições.

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se