As canetas emagrecedoras estão em alta, quando o objetivo é perda de peso - embora ainda não possuam valores acessíveis. Criadas inicialmente para controlar o açúcar no sangue e tratar diabetes, elas são aliadas no tratamento contra a obesidade e muita gente alcança ótimos resultados após um uso contínuo.
Mas afinal, entre as mais populares, famosas pelos nomes comercias Ozempic e Mounjaro: qual delas emagrece mais?
"Do ponto de vista clínico, os estudos de fase 3 demonstram que tirzepatida (Mounjaro), um agonista duplo dos receptores GIP e GLP-1, apresenta resultados superiores em comparação à semaglutida (Ozempic), agonista seletivo de GLP-1, no que diz respeito à redução de peso corporal", explica a Dra. Tassiane Alvarenga Endocrinologista e Metabologista pela SBEM.
Segundo a especialista, em análises comparativas, Mounjaro promoveu uma perda de peso de até 22,5%, enquanto Ozempic atingiu cerca de 14,9%, com doses adequadas e escalonamento progressivo.
"Contudo, a escolha da terapia deve ser individualizada, respeitando o histórico clínico, comorbidades, tolerabilidade e acesso do paciente", orienta a médica.
É importante consultar um médico especialista antes de iniciar o tratamento com qualquer medicamento.