URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Médica revela 4 maneiras de acelerar o metabolismo e emagrecer mais rápido

A vida física ativa é que dita os resultados dessa proposta

14 abr 2024 - 19h00
(atualizado em 15/4/2024 às 10h38)

Resumidamente, o metabolismo corresponde à um conjunto de reações químicas dentro do nosso corpo, que são necessárias para o bom funcionamento do organismo. Um processo que demanda energia e que, quanto mais acelerado for, mais energia gastará. Dessa forma, acelerar o metabolismo é a certeza de gastar mais calorias de maneira natural. Algo que impacta diretamente no emagrecimento saudável.

Por isso, com a ajuda da médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dra. Luiza Esteves separamos quatro dicas valiosas para acelerar o metabolismo do seu corpo e, consequentemente, gastar mais calorias. Confira:

Publicidade

4 dicas para acelerar o metabolismo

1. Aumento de massa muscular

"O aumento de massa muscular e de massa magra faz com que o metabolismo basal cresça, porque o músculo é um tecido, que gasta mais energia ao longo do dia, mesmo quando você está parado do que a gordura, por exemplo. Então, quem tem mais músculo vai gastar mais energia ao longo do dia. É importante a prática e atividade física resistida com o objetivo de ganhar massa muscular para você poder aumentar o seu metabolismo", diz a doutora Luiza.

2. Exercício físico aeróbico

Caminhada, corrida, bicicleta e natação estão entre as opções que promovem o gasto calórico com direito a melhora na aptidão cardiovascular. "Há inúmeros benefícios cardiovasculares e para a saúde. Então, são importantes tanto para acelerar o metabolismo quanto para você melhorar a sua aptidão", complementa Esteves.

3. Sem dietas restritivas

Essa opção simplesmente deixa um sujeito sem energia, ou seja, haverão menos calorias com o entendimento do corpo, que estará bem o oposto daquilo que realmente é o seu objetivo.

"Se você está dando menos energia e menos calorias, seu corpo entende que está passando por uma situação de estresse e que precisa diminuir o gasto metabólico dele. Sendo assim, o que o nosso corpo faz? Se adapta e com isso diminui a taxa metabólica basal. Tem que ter cuidado com essas dietas restritivas quando são realizadas por tempo mais prolongado", orienta a médica.

Publicidade

4. Atividade física não programada

"Diminuir o tempo sedentário para quem faz trabalho a mais em home office, que fica o dia inteiro sentado. Fazer pausas a cada meia hora e levantar um pouco. Isso pode trazer benefícios para a saúde e, também, você vai ajustar aumentando um pouco mais seu metabolismo", encerra a Dra. Luiza Esteves.

9 alimentos sem glúten para substituir o trigo 9 alimentos sem glúten para substituir o trigo

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se