Inverno agrava queda nas doações de sangue e alerta para conscientização

Cresce a preocupação com os estoques dos bancos de sangue

22 jun 2026 - 08h23
Resumo
Com a chegada do inverno, os hemocentros reforçam a importância da doação de sangue para evitar a queda nos estoques, comum nos meses frios. A demanda por sangue permanece alta, mas doações diminuem devido a doenças sazonais e mudanças na rotina. A Campanha 'Junho Vermelho' busca conscientizar sobre o impacto positivo desse ato essencial. 🩸❄️

Queda nas doações durante os meses mais frios pode comprometer o atendimento de pacientes que dependem de transfusões

Com a chegada do inverno, que este ano aconteceu ontem, 21 de junho, as instituições de saúde e hemocentros reforçam o alerta para a necessidade de doações de sangue. Tradicionalmente, os meses mais frios do ano registram uma queda no número de doadores. Isso pode impactar diretamente os estoques e comprometer o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões.

Foto de Aman Chaturvedi na Unsplash
Foto de Aman Chaturvedi na Unsplash
Foto: Revista Malu

A diminuição das doações ocorre por diversos fatores, entre eles o aumento dos casos de gripes e resfriados, as baixas temperaturas e as mudanças na rotina da população. Mesmo diante desse cenário, a demanda por sangue permanece constante para atender cirurgias, tratamentos oncológicos, emergências, acidentes e doenças crônicas que continuam exigindo estoques regulares de todos os tipos sanguíneos.

Publicidade

Segundo Fabiana Romanello, médica infectologista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, a manutenção dos bancos de sangue depende da conscientização da população, já que o sangue não pode ser produzido artificialmente e possui prazo de validade limitado. Por isso, a reposição dos estoques precisa ser constante ao longo de todo o ano.

"Cada doação pode beneficiar várias pessoas e fazer a diferença em situações de urgência ou em tratamentos de longo prazo. É fundamental que a população esteja sensibilizada para a importância desse gesto simples e seguro", destaca a especialista.

O processo de doação segue rigorosos protocolos de segurança e leva apenas alguns minutos. Pessoas saudáveis e que atendam aos critérios estabelecidos podem contribuir para manter os estoques em níveis adequados e garantir o atendimento a quem precisa.

De acordo com o Ministério da Saúde, para ser um doador de sangue é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar, no mínimo, 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Não fumar pelo menos uma hora antes da doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica por, pelo menos, 12 horas antes da doação;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Apresentar documento oficial com foto no local de doação.

"A mobilização é especialmente importante nas próximas semanas, quando a tendência é de redução no comparecimento de doadores. A recomendação é que quem estiver apto procure o ponto de doação mais próximo e ajude a fortalecer os bancos de sangue antes do período de maior impacto do inverno", ressalta a infectologista.

Publicidade

O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a doação de sangue. A Campanha "Junho Vermelho" acontece em período estratégico, que antecede as férias escolares e o inverno, período em que costuma haver uma queda importante nos estoques dos bancos de sangue.

Revista Malu
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações