Hospitais de SP devem apresentar dados diários de infectados

Exigência da Secretaria de Estado da Saúde foi publicada na edição desta sexta-feira, 20, do Diário Oficial do Estado

20 mar 2020 - 08h30
(atualizado às 09h30)

Hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo terão de apresentar à Secretaria de Estado da Saúde relatórios diários com dados sobre o atendimento de pacientes com o novo coronavírus, a covid-19, em suas unidades. A resolução, que já está em vigor, foi publicada na edição desta sexta-feira, 20, do Diário Oficial do Estado.

Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, registrou as primeiras mortes de pacientes infestados pelo novo coronavirus
Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, registrou as primeiras mortes de pacientes infestados pelo novo coronavirus
Foto: FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO / VINCENT BOSSON

Entre as justificativas da medida, estão: "a importância de fontes múltiplas de dados para a vigilância epidemiológica, notadamente pacientes internados" e a necessidade de informações em tempo real para as ações de combate à doença. Os dados sobre pacientes atendidos e o número de pacientes internados por causa da doença devem ser computados em um formulário virtual todos os dias até as 9 horas. Eles devem ser referentes ao dia anterior.

Publicidade

Balanço divulgado no final da tarde desta quinta-feira, 19, pelo Ministério da Saúde contabiliza seis mortes: quatro em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. No entanto, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo já contabilizava no fim do dia cinco óbitos.

Foto: Flavio Lo Scalzo / Reuters

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tinha nesta quinta-feira 621 casos confirmados do novo coronavírus no País. O Estado de São Paulo registra o maior número (286), seguido pelo Rio de Janeiro (65), Distrito Federal (42), Bahia (30), Minas Gerais (29), e Pernambuco e Rio Grande do Sul (28).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se