A Fifa confirmou o esloveno Slavko Vincic como árbitro da final da Copa do Mundo de 2026, entre Espanha e Argentina. Com experiência em jogos decisivos como finais de Champions League, ele enfrentará um de seus maiores desafios. Vincic já apitou a estreia do Brasil no torneio e teve seu nome envolvido em polêmica no passado. ⚽
A Fifa definiu a arbitragem da final da Copa do Mundo de 2026. O escolhido para comandar a decisão entre Espanha e Argentina foi o esloveno Slavko Vincic.
A partida acontece neste domingo (19), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova York/Nova Jersey.
O trio de arbitragem será formado por outros dois profissionais da Eslovênia: Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic.
Vincic já apitou jogo do Brasil na Copa
A escolha do árbitro chamou atenção dos brasileiros. Isso porque Slavko Vincic foi o responsável pela estreia do Brasil no Mundial.
Na ocasião, o duelo contra Marrocos terminou empatado em 1 a 1.
Além da partida da seleção brasileira, o esloveno também comandou outros jogos da competição:
- Argélia 2 x 1 Jordânia, pela fase de grupos.
- México 2 x 0 Equador, pelos 16 avos de final.
Agora, Vincic terá a missão de conduzir o confronto que define o campeão mundial.
Foto: Reprodução/Instagram/@refereeing.world.
Quem é Slavko Vincic?
Nascido em Maribor, na Eslovênia, Slavko Vincic faz parte do quadro de árbitros da Fifa desde 2010.
O profissional é considerado um dos principais árbitros da Europa. Ao longo da carreira, acumulou experiência em grandes competições internacionais.
Entre os principais jogos comandados por ele estão:
- Final da Champions League de 2024, entre Real Madrid e Borussia Dortmund.
- Final da Liga Europa de 2022, entre Frankfurt e Rangers.
Além disso, Vincic já apitou mais de 50 partidas da Champions League.
Foto: Reprodução/Instagram/@uefa.
Fifa define quarto árbitro da final
Além do trio esloveno, a Fifa também anunciou o quarto árbitro da decisão. A função ficará com Adham Makhadmeh, da Jordânia.
A equipe de arbitragem terá a responsabilidade de conduzir o duelo entre Espanha e Argentina, que vale o título da Copa do Mundo.
Vincic foi detido em operação na Bósnia em 2020
Em 2020, Slavko Vincic passou por uma situação polêmica fora dos gramados.
O árbitro foi detido durante uma operação policial em Bijeljina, na Bósnia e Herzegovina. A ação investigava suspeitas envolvendo prostituição, tráfico de armas e drogas.
Segundo informações divulgadas na época, Vincic estava entre as pessoas abordadas pelas autoridades.
Durante a operação, foram apreendidos:
- Cocaína.
- Dez pistolas.
- Medicamentos.
- Cerca de 10 mil euros em dinheiro.
O árbitro prestou depoimento como testemunha e foi liberado posteriormente. Vincic não recebeu acusação formal e foi inocentado após as investigações.
Agora, o esloveno volta aos holofotes por um dos maiores desafios da carreira: comandar a final da Copa do Mundo.
Foto: Reprodução/Instagram/@refereeing.world.
Foto: Reprodução/Instagram/@shkodrasport.