Dá tempo de entrar em forma no verão?

Para entrar em forma, é preciso mudar hábitos

18 dez 2020 - 10h43

Ficar em forma para o verão é a meta de muitas pessoas. Se é o seu caso, saiba que através da adoção de hábitos mais saudáveis, o que inclui alimentação balanceada, exercício e noites bem dormidas, os resultados aparecerão para ficar. 

"Na verdade, dá. Pensando que o verão chegará no final de dezembro, mudando os hábitos alimentares e incluindo a atividade física na sua rotina, é mais do possível. Mas se sua ideia é ter um corpo de 'capa de revista' ou ficar marombado, provavelmente terá que fazer uma loucura muito grande e isso não será bom para a sua saúde", brinca Marcio Atalla.  

Publicidade

Como se manter em forma e a melhorar a saúde no verão (e o ano todo)

Não faça mudanças radicais

Isso inclui dietas restritivas ou treinos muito intensos na academia. Essas estratégias, embora possam ser efetivas em um primeiro momento, também podem ser perigosas para a saúde, ocasionando deficiências nutricionais ou lesões, por exemplo. 

"Passar meses em privação, comendo poucas calorias e cortando os carboidratos, resulta na perda de massa magra junto com a gordura. Ao fim desse período, a pessoa irá recuperar os quilos que eliminou e talvez até ganhe mais", afirma o educador físico. 

Além disso, as chances de manutenção desse estilo de vida, bastante penoso, são baixas. 

Vá aos poucos

De início, não se atenha ao tamanho da mudança. Diminua a porção, a quantidade de sal e açúcar, e coma mais frutas e verduras, sem passar vontade.

Publicidade

As atividades físicas, por sua vez, podem ser feitas por 10 minutos diários no começo. Não encane. Logo, você terá mais disposição para aumentar a duração e fazer coisas mais complexas. 

"Cerca de 70 a 90 dias, ou cinco vezes na semana, é um bom tempo para adotar um novo hábito. Assim, faça pequenas mudanças, que podem ser mantidas a longo prazo, seja na alimentação ou incluindo movimento no seu dia a dia", aconselha. 

Durma bem!

A qualidade do sono é um elemento bastante negligenciado quando o assunto é cuidar do corpo. Inúmeras pesquisas, porém, demonstram o quanto uma noite bem ou mal dormida afeta a saúde. 

O descanso é importante para recuperar a energia gasta e 'reabastecer o estoque' para o dia seguinte. 

"Quando dormimos bem, aumentamos a produção do hormônio da saciedade e diminuímos a do estresse. Uma pessoa que teve um sono de qualidade, comparada com ela mesma, irá ingerir até 300 calorias a menos no dia seguinte", exemplifica Atalla. 

Publicidade

Por essa razão, tente:

• Dormir e acordar sempre no mesmo horário;

• Expor-se à luz solar logo cedo;

• Evitar a cafeína depois das 16 horas.

Foto: Marcio Atalla
Dá tempo de entrar em forma no verão?
Video Player
Marcio Atalla
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações