Pets ajudam na saúde mental? Confira o que diz especialistas

Além de muito fofos, animais domésticos podem contribuir para a saúde mental e bem-estar de seus tutores

30 out 2025 - 16h42

Muitas pessoas já consideram os pets como membros da família. E isso tem uma razão: o amor e companheirismo proporcionado pelos bichinhos! Apesar dessa enxurrada de bons sentimentos, é cientificamente comprovado que eles ajudam (e muito!) na saúde mental de seus tutores.

Animais de estimação são capazes de promover o bem
Animais de estimação são capazes de promover o bem
Foto: estar aos seus tutores - Shutterstock / Alto Astral

De acordo com estudiosos do Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science, cuidar de outro ser vivo, como cães e gatos, pode aumentar a presença de ocitocina — conhecida como o hormônio do amor — e diminuir os níveis de estresse no organismo. Ou seja, além de dar amor e companheirismo, os animais domésticos também ajudam a combater a sensação de solidão e ansiedade.

Publicidade

"Animais que iniciam a sua interação com humanos ainda filhotes têm mais facilidade para reconhecer e se adaptar ao ambiente e conseguem perceber quando há alguma mudança no estado emocional, principalmente quando essas mudanças são negativas", explica Priscila Rizelo, veterinária.

A troca precisa ser mútua

Ainda que nossos bichinhos façam tão bem à saúde mental, é importante ter consciência de que essa troca de energia não pode acontecer de forma unilateral. Por isso, lembre-se que cães e gatos possuem sentimentos e necessidades.

Segundo a psicóloga Ana Carolina Ratajczyk Puig, atribuir a solução de todos os problemas e conflitos mentais para os pets é um erro e pode prejudicar a saúde dos animais. Portanto, muita atenção!

Agora, quando bem cuidado, o pet traz inúmeros benefícios para seus donos. "Ajuda a socializar, aumenta a motivação, promove a liberação de hormônios do bem-estar, estimula o exercício físico tanto para a saúde mental quanto para a física", conta a psicóloga Marilene Kehdi.

Publicidade

Por fim, vale lembrar que se tornar um tutor de um animal não é tarefa simples. É preciso responsabilidade e disponibilidades financeiras, estruturais e de tempo. Cuidar de outra vida é coisa séria e precisa de atenção.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se