Nos últimos anos, alguns influenciadores que usam as redes sociais para compartilhar sua rotina, além de ganhar dinheiro, decidiram desacelerar e postar menos. Em 2023, Luísa Sonza contou aos seus seguidores que optou por não ter mais redes instaladas em celular e explicou: "Acredito que isso tem feito bem pra mim e sei que vocês entendem isso", disse.
Recentemente, Virginia Fonseca, uma das mais ativas no Instagram, surpreendeu ao contar que não mexe mais no celular aos domingos e não posta nada. A prática, conhecida como "jejum digital", tem ganhado cada vez mais adeptos preocupados com a saúde mental.
"O jejum digital é uma prática que consiste em reduzir, por um período determinado, o uso de dispositivos eletrônicos e o tempo de exposição a telas — especialmente de redes sociais e aplicativos que geram estímulos constantes. Essa pausa tem como objetivo promover um descanso mental, melhorar a concentração e restabelecer uma relação mais saudável com a tecnologia", explica Juliana Pereira, psicóloga especialista em mulheres.
Nos últimos anos, a sobrecarga de informações, o uso excessivo de redes e a sensação de estar sempre “conectado” têm contribuído para níveis elevados de ansiedade, estresse e dificuldade de atenção. "Por isso, cada vez mais pessoas têm recorrido a esse 'desligamento' como uma forma de autocuidado psicológico, buscando desacelerar, reconectar-se com o presente e retomar o controle sobre o próprio tempo", complementa.
Segundo a especialista, estudos mostram que períodos regulares de desconexão podem favorecer o sono, o humor e a qualidade das interações sociais,. "Reforçando que a moderação no uso da tecnologia é essencial para o equilíbrio emocional", completa. E você? Tem se conectado menos por aí?