Site conta segredo para fazer batata do McDonald's em casa

Fritar duas vezes, deixar descansar na geladeira e incluir extrato de caldo de carne no tempero são algumas das dicas; confira a receita

26 mai 2015 - 10h01
(atualizado às 16h48)

Uma porção grande de batatas fritas do Mcdonald's tem 510 calorias, 24g de gordura e leva 14 ingredientes no preparo. Entre eles, dois aditivos à base de petróleo - dimetilpolissiloxano, um tipo de silicone não-tóxico usado para evitar que se forme espuma no óleo durante a fritura, e butilhidroquinona (TBHQ), um antioxidante que age na preservação do alimento -, além de dextrose, uma espécie de açúcar natural que dá aquela cor dourada da mais famosa batata frita do mundo do fast food. 

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

Mas, segundo a apresentadora Brandi Milloy, do site Popsugar, é possível recriar o sabor, a crocância e a textura do alimento em casa usando apenas cinco ingredientes e fazendo misturas mais saudáveis, sem tantos conservantes. Para isso, basta prestar atenção a alguns detalhes no modo de preparo, como fritar as batatas em dois turnos, colocar na geladeira para descansar e adicionar o tempero exato.

"Muitos dos ingredientes que eles usam são necessários para o volume gigantesco de batatas que vendem e transportam diariamente, mas nas nossas cozinhas definitivamente não precisamos disso para ter o mesmo sabor", explica.

Site ensina a fazer batata frita da franquia em casa usando apenas cinco ingredientes
Site ensina a fazer batata frita da franquia em casa usando apenas cinco ingredientes
Foto: iStock

Confira o passo a passo detalhado da receita para fazer uma porção pequena que serve duas pessoas:

Ingredientes:

Publicidade

1) Duas batatas grandes

2) Óleo de amendoim (quantidade necessária para cobrir as batatas na panela)

3) Uma ou duas colheres de chá de xarope de milho

4) Duas colheres de sopa de extrato líquido de caldo de carne ou a mesma quatidade de sopa de sebo de carne bovina (Brandi sugere reservar o excesso de gordura da carne após fritar hambúrgueres se não achar a mistura à venda em supermercados)

5) Sal a gosto

Modo de preparo:

1) Corte as batatas em rodelas horizontais de, no máximo, três milímetros cada. Em seguida, as fatie em palitos da mesma espessura.

2) Em uma tigela, misture o xarope de milho com água, coloque todas as batatas dentro e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. 

Publicidade

O xarope serve para dar o tom dourado no alimento após a fritura. Ele substitui o dextrose usado na receita original do McDonald's, que é um tipo de açúcar. Na fábrica de fast food, o ingrediente é misturado ainda com pirofosfato ácido de sódio, usado para evitar que as "french fries" fiquem cinzas durante o congelamento. Como em casa nada disso é necessário, estes produtos são logo removidos do cardápio. 

3) Retire as batatas da geladeira e seque o excesso de água e xarope com um papel toalha.

4) Aqueça o óleo de amendoim em 190ºC e frite as batatas em lotes pequenos, tendo cuidado para não encher demais a panela. Nesta fase, a fritura deve levar apenas 90 segundos até que elas fiquem levemente pálidas.

Na fábrica do McDonald's, os palitos de batatas são fritos em uma mistura de óleo de canola, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, tempero com sabor de carne, trigo hidrolisado, leite hidrolisado, ácido cítrico e o dimetilpolissiloxano. Mas, segundo Brandi Milloy, todos estes ingredientes são substituídos pelo óleo de amendoim, mais saudável, mas ainda com sabor mais neutro e teor de fumaça superior ao de outros tipos de óleo.

5) Remova as batatas da fritadeira, as colque em uma assadeira revestida com papel toalha e leve de novo para a geladeira. Desta vez, elas devem descansar por 15 minutos.

Publicidade

Este processo vai fazer a mistura de xarope de milho fixar melhor e formar uma espécie de crosta bem fina na batata. O resultado disso é aquela batata crocante por fora e macia por dentro.

6) Misture no óleo o extrato de caldo de carne ou o sebo de carne bovina. Mexa um pouco e aumente o fogo da panela para 204ºC. Frite as batatas mais uma vez - sempre em pequenas porções - por cinco ou seis minutos até que fiquem bem douradas.

Esta mistura no óleo é responsável pelo sabor único da batata frita da franquia de fast food. Além disso, fritar duas vezes aumenta a crocância.

7) Imediatamente após retirar as batatas da panela e remover o excesso de óleo, as tempere com sal a gosto e mais uma pitada bem pequena de caldo de carne em pó.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações