Oferecimento

Mel Maia ganha diamante feito com as cinzas da mãe para homenageá-la

Mel Maia e a irmã, Yasmin, receberam diamantes produzidos a partir das cinzas da mãe, Débora Maia, em uma homenagem que une memória, afeto e tecnologia

24 jun 2026 - 15h05

Mel Maia e a irmã, Yasmin Maia, receberam nesta semana uma lembrança bastante simbólica da mãe, Débora Maia, que morreu em novembro de 2025, aos 53 anos. As duas ganharam diamantes produzidos a partir das cinzas da empresária, em uma homenagem que busca transformar a memória e o amor em algo permanente.

Mel Maia recebeu um diamante feito das cinzas da mãe, Débora Maia, que faleceu em 2025; entenda como funciona a homenagem 
Mel Maia recebeu um diamante feito das cinzas da mãe, Débora Maia, que faleceu em 2025; entenda como funciona a homenagem
Foto: Mel Maia recebeu um diamante feito das cinzas da mãe, Débora Maia, que faleceu em 2025; entenda como funciona a homenagem  / Bons Fluidos

As joias foram desenvolvidas por meio de uma parceria entre o Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro, e uma empresa especializada nesse tipo de procedimento. Cada irmã recebeu uma pedra criada de forma personalizada, permitindo que ambas guardassem uma recordação física e afetiva da mãe.

Publicidade

Quando a tecnologia encontra a memória

Nos últimos anos, novas formas de homenagear pessoas queridas têm surgido em diferentes partes do mundo. Entre elas está a produção de diamantes memoriais, um processo que utiliza o carbono presente nas cinzas da cremação para criar pedras preciosas em laboratório.

Por meio de técnicas de alta pressão e temperatura, semelhantes às condições naturais que formam os diamantes na natureza, o material passa por diversas etapas até se transformar em uma joia.

Mais do que um objeto de valor, essas peças costumam carregar um significado emocional profundo, funcionando como símbolos de afeto, saudade e continuidade dos vínculos.

O papel dos rituais no processo do luto

Especialistas em luto explicam que objetos carregados de significado podem ajudar as famílias a elaborar a perda. Fotografias, cartas, roupas e lembranças costumam cumprir esse papel. Para algumas pessoas, joias memoriais representam mais uma forma de manter viva a conexão com quem partiu.

Publicidade

Cada processo de luto é único, e não existe uma maneira correta de lidar com a ausência. Algumas pessoas encontram conforto nas recordações, enquanto outras criam novos rituais que ajudam a dar significado à despedida. No caso de Mel e Yasmin, os diamantes se tornaram uma forma delicada de preservar a memória da mãe.

A despedida de Débora Maia

Débora Maia morreu em 28 de novembro de 2025 e foi encontrada em seu apartamento, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde morava sozinha. Não divulgaram oficialmente a causa da morte.

Na época, a equipe de Mel Maia confirmou a notícia nas redes sociais. Em nota, a família pediu respeito e privacidade durante o período de luto. "É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de Débora Maia, mãe da atriz Melissa Maia. Neste momento de dor e luto, pedimos a todos os fãs, imprensa, amigos e parceiros que compreendam a necessidade de recolhimento e privacidade da família. Agradecemos a todos pela compreensão e respeito", dizia o comunicado.

Uma presença que permanece

A história de Mel Maia e Yasmin mostra como os vínculos afetivos podem encontrar novas formas de permanecer ao longo do tempo. Em vez de apagar a saudade, homenagens como essa ajudam a transformar a dor da ausência em lembranças carregadas de significado.

Publicidade

Em um momento em que as formas de viver o luto se tornam cada vez mais diversas, os diamantes criados a partir das cinzas de Débora simbolizam algo que vai além da matéria: a tentativa de manter vivo, de maneira delicada e pessoal, o amor que continua existindo mesmo após a despedida.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se