Cliente viraliza ao denunciar erro em balança de supermercado e pagar quase R$ 30 a mais em alimentos

Consumidora percebeu diferença na pesagem de alimentos do Bourbon Zaffari e caso gerou indignação na web

14 fev 2025 - 16h54
(atualizado em 15/2/2025 às 16h02)
Jovem viraliza ao mostrar suposto erro em balança de supermercado no Rio Grande do Sul
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Uma consumidora do Rio Grande do Sul, conhecida como Duda, compartilhou um problema ao pesar frutas e verduras compradas em uma unidade do Bourbon Zaffari. No vídeo, ela mostra que os alimentos tinham um peso menor do que o registrado na balança do supermercado, o que fez com que pagasse acima do valor correto.

A suspeita surgiu ao conferir uma cabeça de alho, cuja etiqueta marcava 400g, totalizando R$ 13. Quando Duda pesou os alimentos em casa, percebeu uma diferença de quase 240g em várias sacolas. O caso foi publicado no TikTok e compartilhado nas redes sociais. Somente no X, acumula mais de 1,9 mihões de visualizações.

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Alimentos apresentaram diferença de aproximadamente 230g
Alimentos apresentaram diferença de aproximadamente 230g
Foto: Reprodução/Tiktok/@dudafetzner.live

"Não prestei atenção lá, me liguei só em casa, cheguei e pesei tudo. Todas as frutas e verduras têm entre 230, 240 gramas a mais. É isso, gente, preste atenção e cuidado", alertou a consumidora.

Nos comentários, internautas expressaram indignação. "É muito cansativo e desalentador ter que estar sempre alerta, nos sentindo roubados de todas as formas", escreveu uma usuária. Outra comentou: "Vou levar minha balança na próxima".

Duda voltou ao supermercado e apresentou a questão. Segundo ela, o Bourbon Zaffari confirmou o erro e reembolsou R$ 28 referentes à diferença de peso. Em um segundo vídeo, ela reforçou a importância da atenção ao fazer compras. "A questão não é nem o troco, mas sim quantas pessoas passaram por ali ontem e eu não sei se isso é de agora ou não", disse.

Em nota enviada ao Terra, o Grupo Zaffari informou que abriu sindicância interna na unidade "apurar as circunstâncias, visando eventuais ajustes que aprimorem ainda mais os processos operacionais".

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A empresa ainda reforça que a  pesagem de alimentos é realizada 'rigorosamente dentro da legislação, utilizando balanças aferidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro)". Além disso, "as balanças de toda a rede são mensalmente verificadas pela fornecedora credenciada, recebendo laudos técnicos individuais que certificam as condições do equipamento", disse o texto. 

Leia o comunicado na íntegra: 

O Grupo Zaffari, empresa que atua no setor de varejo há 90 anos, informa que os procedimentos de pesagem de alimentos em todas as 41 lojas de sua rede supermercadista são realizados rigorosamente dentro da legislação, utilizando balanças aferidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), que exibem o selo do órgão e possuem lacres invioláveis conforme determinado por lei, sendo que as balanças são unicamente acessadas pela Toledo do Brasil, fornecedora de reputação internacional credenciada pelo InMetro. A empresa reforça, portanto, que não possui acesso ao equipamento nem autonomia para realizar reparos, manutenção ou qualquer tipo de interferência.

Cabe ainda ressaltar que, por rotina, as balanças de toda a rede são mensalmente verificadas pela fornecedora credenciada, recebendo laudos técnicos individuais que certificam as condições do equipamento, e que, especificamente na loja onde a situação mostrada no vídeo ocorreu, as balanças foram conferidas e aprovadas no dia 23 de janeiro de 2025 e nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025. Nas duas verificações, a fornecedora certificou o funcionamento correto dos equipamentos e não constatou irregularidades, tendo as balanças em questão recebido laudo positivo.

Independentemente do exposto acima, a empresa está realizando uma sindicância interna na unidade onde se deu o ocorrido para apurar as circunstâncias, visando eventuais ajustes que aprimorem ainda mais os processos operacionais.

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Fonte: Redação Terra
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