Cientistas descobrem novo método para fazer ovos cozidos perfeitos

Estudo revela técnica que permite cozinhar a gema e a clara em temperaturas diferentes

10 fev 2025 - 10h40
(atualizado às 10h45)
Cientistas prometme criar o ovo cozido 'perfeito'
Cientistas prometme criar o ovo cozido 'perfeito'
Foto: Freepik

Um café da manhã com um ovo cozido bem feito pode ser um diferencial e incentivador na hora de manter a alimentação equilibrada. A ciência promete criar o ovo "perfeito" com o inovador método de "cozimento periódico", desenvolvido por pesquisadores italianos.

Publicado na  revista "Communications Engineering", o estudo revela que a técnica permite cozinhar a gema e a clara em suas temperaturas ideais, sem a necessidade de quebrar a casca. O resultado? Uma textura equilibrada e a preservação de todos os nutrientes do alimento.

Publicidade

O segredo por trás do método está na compreensão das diferentes necessidades de cozimento da clara e da gema. Enquanto a clara atinge a consistência perfeita a 85°C, a gema ideal se mantém cremosa a 65°C. O cozimento convencional em água fervente (100°C) costuma deixar uma gema mais firme do que o desejado e uma clara endurecida.

Dessa forma,  "cozimento periódico" intercala o ovo em água fervente e água morna, controlando o tempo de exposição em cada temperatura. O processo garante que cada parte do ovo seja cozida em sua temperatura ideal, resultando em um ovo cozido perfeito e mais saboroso.

A técnica é inspirada em métodos utilizados por chefs de alta gastronomia e representa um avanço científico com potencial para revolucionar a forma como preparamos ovos. O método preserva os nutrientes do alimento, o que contribui para uma alimentação mais saudável.

Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se