Comer ovo todo dia faz mal?
Comer ovo todo dia faz mal?
Foto: Freepik

O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo, presente em várias refeições: do café da manhã ao jantar. Por ser prático, nutritivo e acessível, muita gente inclui esse item no cardápio diariamente. Mas será que comer ovo todos os dias pode fazer mal?

Segundo a médica nutróloga Sandra Lúcia Fernandes, docente de pós-graduação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), “pode consumir ovo todo dia, desde que dentro de uma alimentação equilibrada”, ressaltando que, quando inserido em uma dieta variada, não há contraindicação em sua ingestão diária.

Publicidade

Uma grande vantagem do ovo é sua alta qualidade proteica: uma unidade grande oferece cerca de 6 gramas de proteína que contém todos os nove aminoácidos essenciais, nutrientes que o organismo não consegue produzir sozinho e precisa obter por meio da alimentação.

Benefícios nutricionais do ovo

O ovo é mais do que uma fonte de proteína. Ele contém uma série de vitaminas e compostos benéficos:

Vitaminas A, D, B12 e outras do complexo B, importantes para múltiplas funções do organismo.

Colina, um nutriente associado à função do cérebro e da memória, muitas vezes deficitário na dieta moderna.

Publicidade

Antioxidantes como luteína e zeaxantina, que se acumulam na retina e podem reduzir o risco de degeneração macular e catarata com o avanço da idade.

Esses nutrientes colaboram para benefícios variados, incluindo apoio à visão, às funções cognitivas e à saúde geral.

E o colesterol?

O ovo já foi alvo de críticas por seu teor de colesterol, mas pesquisas mais recentes mostram que, em pessoas saudáveis, o colesterol alimentar, como o presente na gema, não altera de forma significativa os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e, em alguns casos, até pode aumentar o colesterol “bom” (HDL).

Simples Conteúdo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações